Katia Brito a rainha da culinária da Clube FM

442
KATIA BRITO - @katiaesuasdicas · Site de saúde e boa forma
Comece com uma pitada de simpatia, adicione um sorriso de anúncio de creme dental. Reserve. Em um estúdio de rádio, acrescente espontaneidade, bom-humor e uma didática envolvente. A receita do sucesso de Katia Brito poderia começar assim.
São tantos os ingredientes, porém, e tão simples e pessoal o preparo, que só mesmo a própria daria conta da explicação completa. Assim surgiu o programa “Katia e suas dicas” na rádio Clube FM.
Diz ela: “Meu público é constituído por gente que quer aprender a cozinhar receitas práticas, mas não tem muita base, nem muito tempo para preparar um prato simples e diferente na correria do dia a dia”.
Seu programa de culinária na rádio hoje já chama a atenção pelo público que segue acompanhando às dicas e receitas, e que público! Sua inspiração está no sangue, “cresci aprendendo com meu pai que era açougueiro e sempre observando e admirando o trabalho de minha avó que era marmiteira, foi assim que aprendi”.
“O que pode ter começado a me levar para a culinária é o fato de que a família sempre esteve envolvida no meio, eu ficava encantada com as diferenças das culturas gastronômicas”.
DV: 1- Como iniciou a sua relação com a cozinha?
Meu pai era açougueiro e a vida toda lidei no meio da carne, minha avó materna cozinheira de acampamentos religiosos e marmiteira, férias na casa da vó Cida era na cozinhamais que amor está no sangue.
DV: 2- Em que atividades profissionais você aplica esse conhecimento com à gastronomia?
Tenho um blog de dicas culinárias, redes sociais com dicas de receitas e tudo relacionado ao assunto, tive um programa de TV ” Katia e suas Dicas” em São José do Rio Preto e um programa na TV Band Paulista, o ” Doces Caminhos do Interior “, realizado com lei de incentivo (PROAC) e o programa de rádio.
DV: 3- Como surgiu a idéia de um programa voltado para à culinária em uma rádio?
Me inspirei numa ação que conheci em São Paulo de uma marca de maionese, que criou “programetes” de receitas rápidas no rádio para estimular o consumo do produto entre os jovens.
4- O que você acha do fenômeno da “gourmetização” e “culinária”?
Eu não gosto de levantar à bandeira do universo ” gourmet” porque não tenho formação na área e toda minha experiência na cozinha vem da prática e curiosidade. Sou adepta da culinária raiz, transformando ingredientes em estrelas do prato, também aprecio o cuidado em servir de um jeito sofisticado. Acredito na alquimia que a culinária proporciona, na energia que entrego quando produzo um simples almoço caseiro e no amor ofertado ao servir.
DV: 5- Como vc escolhe as receitas para o seu programa na rádio e qual é a aceitação do público?
Procuro receitas com no máximo cinco ingredientes, mas já tive receitas com mais ingredientes, sempre uma opção doce e outra salgada, as vezes levo convidados para abrilhantar o programa com receitas diferentes e eles contam sua história com a culinária. O ouvinte responde enviando fotos das receitas que produziram em casa, é gratificante.
DV: 6- Quais são os seus projetos futuros com programas voltados para culinária e gastronomia?
Eu quero voltar para a TV, “tipo o lugar da Ana Maria Braga” risos…
Tô brincandoampliar o engajamento nas redes sociais, fazer promoções no programa de rádio e na internet também e quem sabe participar de um “reality” de culinária ou criar um.
Contatos:
@katiaesuasdicas
@katiadebrito01
@novosinai
(Andrea Anciaes)
Katia Brito
Conheça Katia Brito a responsável por trás das receitas culinárias da Clube FM