Justiça solta mãe presa após dar à luz em banheiro de shopping e tentar asfixiar bebê dentro de mochila 

59
Justiça solta mãe presa após dar à luz em banheiro de shopping e tentar asfixiar bebê dentro de mochila – Foto: Reprodução

Recém-nascida foi encontrada com saco plástico no pescoço dentro de mochila, na noite de sexta-feira (4), em Araçatuba/SP. Audiência de custódia ocorreu na tarde de sábado (5).


A Justiça concedeu na tarde de sábado (5.jul) a liberdade provisória à jovem de 18 anos, que foi presa em flagrante após dar à luz no banheiro de um shopping e esconder a recém-nascida dentro de uma mochila, na noite de sexta-feira (4), em Araçatuba/SP.

O caso foi registrado como tentativa de infanticídio. Conforme o boletim de ocorrência, a mãe, que trabalhava em uma loja do shopping, entrou no banheiro alegando dores renais. Colegas de trabalho perceberam que ela precisava de ajuda e acionaram uma bombeira civil.

Ao forçar a abertura da porta, a bombeira encontrou o local sujo de sangue e a jovem sentada ao lado de uma mochila fechada. Ao ouvir o choro da criança, a profissional questionou a funcionária, que confirmou que o bebê estava dentro da bolsa, com um saco plástico no pescoço.

Ela foi socorrida e encaminhada à Santa Casa de Araçatuba, onde permanece internada, com quadro de saúde estável. Em nota, o shopping informou que prestou suporte à jovem e à bebê e que colabora com as autoridades.

Inicialmente, a mãe também ficou internada sob escolta da Polícia Militar.

Em audiência de custódia, a Justiça autorizou que a suspeita fosse liberada desde que respeite algumas medidas cautelares, como, comparecer ao Fórum quando for intimada, manter os dados pessoais e endereço atualizados junto à Vara competente, não se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem comunicar o juiz responsável pelo caso.

A mãe também foi proibida de se aproximar e de manter qualquer tipo de contato com a filha.

A Justiça estabeleceu ainda que, após ter alta médica, a bebê seja encaminhada para um serviço de acolhimento em uma instituição especializada em recém-nascidos.

Gravidez foi escondida

Ainda segundo a polícia, a jovem confessou que escondeu a gravidez por medo da reação dos pais. Disse que tentou silenciar o choro da filha com o saco plástico e que chegou a encostar uma tesoura no pescoço da bebê, mas não teve coragem de continuar. Afirmou que pretendia sair do shopping com a criança na mochila e levá-la ao hospital para entregá-la para adoção. 

Dentro da mochila, a polícia apreendeu uma pá de jardinagem e duas tesouras com resíduos compatíveis com o parto. O local passou por perícia, e o Conselho Tutelar foi acionado. 

*Com informações do g1