Justiça libera 2.296 presos de Rio Preto e região para ‘saidinha’ de Natal e Ano Novo 

882
“Saidinha” de final de ano, em 2022, terá 12 dias – Foto: Reprodução

Detentos do regime semiaberto terão 12 dias para aproveitar o convívio em família.


A última saída temporária autorizada para presos do regime semiaberto em 2022 contempla Natal e Ano Novo e terá duração de 12 dias. Na região de São José do Rio Preto/SP, 2.296 preenchem os requisitos de cumprimento de pena e bom comportamento e terão direito ao benefício, previsto na Lei de Execução Penal. Destes, apenas 140 serão monitorados com tornozeleira eletrônica, o que representa 6% do total. 

Segundo o juiz Evandro Pelarin, titular do Departamento Estadual de Execuções Criminais do Estado de São Paulo – Deecrim Rio Preto, os reeducandos serão liberados a partir das 7h do próxima sexta-feira (23.dez), sendo que deverão retornar às unidades até 16h da terça-feira (3.jan). 

O Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto é o presídio com maior contingente de detentos beneficiados com a saidinha: 1.792 homens. Operando com quase o dobro da capacidade, que é de 1.079 vagas, apenas 281 presos não foram autorizados a passar o fim de ano com a família. 

No Centro de Ressocialização Feminino da cidade, 56 mulheres serão liberadas, de um total de 91 presas que cumprem pena na unidade. 

Questionado sobre a recente fuga de detentas, Pelarin disse que os protocolos de segurança foram reforçados com os agentes penitenciários. “Houve correição nos presídios de Rio Preto na última semana e repassados todos os procedimentos de trabalho. Os reeducandos selecionados tiveram a ficha carcerária analisada e preenchem os requisitos que autorizam o benefício. Não há nenhum com falta disciplinar”, diz. 

Na região de Votuporanga/SP, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia/SP vai liberar 248 presos. A penitenciária da mesma cidade tem 18 detentos aptos ao benefício. 

Já o CDP de Icém/SP abre os portões para 180 reeducandos. Apenas dois homens do CDP de Paulo de Faria/SP terão direito à saidinha. 

*Com informações do Diário da Região/Joseane Teixeira