Internet gratuita do programa WiFi Brasil chegará a 1000 novos municípios

1368

A parceria fechada entre o Governo Federal, Banco do Brasil e Sebrae é a primeira firmada desde que o presidente Jair Bolsonaro publicou decreto permitindo que o MCom fizesse parcerias entre instituições públicas e privadas, em 26 de abril de 2021.

O programa WiFi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações, ganhou novos padrinhos no último dia 05 de maio de 2021. Criado em 2002, o programa tem como objetivo levar pontos de acesso à internet banda larga, gratuita e ilimitada, via conexão satélite, para todos os municípios do Brasil e, desde o dia 26 de abril de 2021, recebeu a permissão do Governo Federal para realizar parcerias com instituições públicas e privadas.

As primeiras parcerias fechadas pelo MCom foram com o Banco do Brasil e com o Sebrae. O acordo, formalizado em Brasília em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, do presidente do Sebrae, Carlos Melles e do ministro das Comunicações, Fábio Faria, levará internet grátis para 1000 municípios brasileiros, priorizando aqueles que ainda não estão inclusos nas redes de coberturas das principais operadoras do país, como a Oi Fibra, por exemplo.

500 cidades serão atendidas pelo projeto “Valoriza WiFi Brasil”, criado pelo Banco do Brasil e que instalará os pontos de acesso à internet, com velocidades entre 10 e 20 mega por segundo, principalmente em praças públicas e centros urbanos. Se a sua cidade faz parte do projeto WiFi Brasil, faça o teste de velocidade e confira a qualidade da conexão disponível na sua cidade.

Já os outros 500 municípios terão conexão com internet garantida pelo Sebrae, com os pontos de acesso centralizados em escolas que ainda não contam com internet banda larga. A lista com os nomes das cidades que serão atendidas pela parceria com o Banco do Brasil e com o Sebrae ainda não foi divulgada pelo MCom.