Interceptação de avião com mais de 600 kg de cocaína leva PF a prender suspeito em Jales 

14
Polícia Federal desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico internacional de drogas em Jales — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Grupo é investigado por trazer drogas ao país em aeronaves clandestinas em tráfico internacional; operação também apreendeu armas, veículos e equipamentos eletrônicos.


Um homem foi preso em Jales/SP na manhã desta quinta-feira (18.jun), durante uma operação contra uma organização criminosa suspeita de tráfico internacional de drogas por meio de aeronaves.

A investigação é um desdobramento da apreensão de 663 kg de cocaína feita em julho de 2022, após uma aeronave fazer um pouso forçado em uma propriedade rural de Pontalinda/SP, na região de Jales.

Segundo a Polícia Federal, são cumpridos quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Jales/SP, Rio Brilhante/MS, Nova Alvorada do Sul/MS e Balneário de Arambaré/RS. 

Conforme o apurado, o investigado preso em Jales seria responsável pelo apoio logístico em solo. A suspeita é de que ele aguardava, em um carro, a chegada da aeronave para fazer o transporte da carga de droga após o pouso.

Durante a “Operação Voo Cancelado”, policiais federais também cumpriram mandado de busca e apreensão relacionado ao suspeito. Ao longo das investigações, a PF identificou o piloto e o tripulante da aeronave, além de pessoas responsáveis pelo apoio logístico em solo, pelo transporte da droga e pela negociação do avião utilizado pela organização criminosa, que fugiram na ocasião da apreensão.

Segundo a PF, o piloto da aeronave, teve o nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol. Embora mantivesse residência no Estado do Rio Grande do Sul, foi localizado na Colômbia. 

O responsável pelo “resgate” dos envolvidos na zona rural, bem como os integrantes da equipe que aguardavam a aeronave em solo para receber e transportar, por via terrestre, a carga de entorpecentes e o responsável pela negociação da aeronave utilizada pelo grupo criminoso, também foram identificados.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam veículos, equipamentos eletrônicos, documentos e armas de fogo, entre elas fuzis, pistolas, munições e outros equipamentos de calibre restrito.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

Relembre a ocorrência

A ocorrência que deu origem à investigação começou quando uma aeronave suspeita foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) após entrar irregularmente no espaço aéreo brasileiro, pela região de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a FAB, o avião não possuía plano de voo. Os pilotos militares fizeram os procedimentos previstos, incluindo tentativas de comunicação e a determinação para que a aeronave pousasse em um aeródromo indicado.

A aeronave acabou fazendo um pouso forçado na zona rural de Pontalinda. Quando as equipes chegaram ao local, os ocupantes já tinham fugido, abandonando a carga de 663 quilos de cocaína, que foi apreendida pela PF.

Segundo a Polícia Federal, há suspeita de que os disparos foram efetuados pelos próprios criminosos para tentar causar um incêndio na aeronave e destruir a droga.

*Com informações do g1