Instituto de Votuporanga é aprovado como membro do Pacto pela Mata Atlântica

1655
Instituto de Votuporanga é aprovado como membro do Pacto pela Mata Atlântica - Foto: Reprodução

O Instituto Social de Reflorestamento Guapuruvu iniciou suas atividades em abril de 2023 na cidade.


O Instituto Social de Reflorestamento Guapuruvu, da cidade de Votuporanga, foi aprovado em dezembro de 2023 como membro do Pacto pela Mata Atlântica. Trata-se de um movimento nacional que articula e integra atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica foi estabelecido em abril de 2009, e atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

“Fazer parte deste pacto fortalece ainda mais nosso compromisso coletivo com a preservação desse bioma tão precioso existente no Noroeste Paulista. Sendo assim, como membros do Pacto pela Mata Atlântica iremos percorrer, com o respaldo da comunidade de Votuporanga, uma trajetória repleta de significativas oportunidades e comprometimento com a preservação ambiental”, diz Giseli Moretti, presidente do Instituto.

De acordo com Giseli, o objetivo é a execução de reflorestamentos previstos para 2024 (através de serviços ambientais para empresas, propriedades rurais e projetos fomentados por patrocinadores e apoiadores).

Instituto Guapuruvu

O Instituto Social de Reflorestamento Guapuruvu é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da recuperação e da conservação das florestas e desenvolver atividades e projetos da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais. Fundado em abril de 2023, na cidade de Votuporanga, o Instituto tem se dedicado à causa ambiental, com parcerias e execução de projetos socioambientais.

“A criação do Instituto Guapuruvu é uma expressão concreta de nosso comprometimento com a conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Ao concentrarmos nossos esforços no reflorestamento da zona de transição entre Mata Atlântica e Cerrado da região de Votuporanga, não apenas trabalhamos para preservar este patrimônio natural inestimável, mas também para criar oportunidades significativas para nossa comunidade”, comenta a presidente do Instituto.

Os reflorestamentos, liderados pelo Instituto Guapuruvu, não apenas visam a restauração do ecossistema da Mata Atlântica, mas desempenha um papel crucial na geração de renda e na promoção da qualificação profissional.

“Ao investirmos em projetos que visam o plantio de árvores nativas, estamos não apenas restaurando a paisagem, mas também proporcionando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico local. Queremos garantir que mulheres e homens em nossa comunidade tenham acesso a oportunidades equitativas de emprego e capacitação. Nosso compromisso é criar um ambiente inclusivo, onde todos possam participar ativamente da construção de um futuro sustentável para as próximas gerações”, completa Ivan Arbelli Segura, Engenheiro Ambiental do projeto.

Instituto Social de Reflorestamento Guapuruvu

  • Instagram: @ institutoguapuruvu
  • Contato: (17) 981989751
  • E-mail: isrguapuruvu@gmail.com