Instituto aponta aumento da violência em Votuporanga e cidades da região 

1261
Instituto aponta aumento da violência em Votuporanga e cidades da região - Foto: Reprodução

No ranking feito com base em dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, Votuporanga aparece na 41ª posição, e São José do Rio Preto, a maior cidade do noroeste paulista, a 52ª.


O Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), elaborada pelo Instituto Sou da Paz, aponta o crescimento da violência nas maiores cidades do noroeste paulista entre os anos 2021 e 2022. Votuporanga, São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol e Olímpia tiveram aumento no índice, feito com base em dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. 

Segundo o instituto, a pesquisa revela que a exposição aos crimes violentos aumentou na maioria dos 139 municípios do Estado de São Paulo avaliados, todos com mais de 50 mil habitantes. O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). 

Olímpia é a cidade da região na pior colocação, a 26ª entre os municípios onde a população fica mais exposta a crimes violentos. Votuporanga é a 41ª, Fernandópolis, a 48ª e Rio Preto, a maior cidade do noroeste paulista, a 52ª. 

Um dos fatores que influenciou na posição de Votuporanga no ranking foi o aumento no registro de crimes, como homicídios, por exemplo. 

O Comandante do CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior) de São José do Rio Preto, o coronel Fábio Candido critica a metodologia da pesquisa para elaborar o relatório sobre a situação dos municípios. “Eles estão misturando indicadores. Colocando crimes de natureza sexual como um dos três grupos. Incluíram os crimes sexuais, que são de difícil prevenção”, comenta o coronel. 

*Com informações do Diário da Região/Marco Antonio do Santos