Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia valem entre segunda (29) e terça-feira (30) para quase todo o Estado de São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para o Estado de São Paulo, com validade entre segunda (29.ago) e terça-feira (30), sobre perigo de queda acentuada nas temperaturas e vendaval em cidades do interior paulista.
O comunicado sobre declínio nas temperaturas maior do que 5ºC, o que pode representar risco à saúde humana, vale para quase todo o estado, até terça-feira. Só fica de fora do alerta uma faixa de cerca de 200 quilômetros do litoral para o interior.
Já o alerta de perigo potencial de vendaval, com rajadas variando entre 40 e 60 quilômetros por hora, é válido para a metade sul de São Paulo, o que inclui cidades como Bauru, Marília, Botucatu, Assis, Ourinhos, Sorocaba, Itapetininga, Jundiaí, entre outras.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, orienta o órgão ligado ao Governo Federal.
A meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMTE) do campus de Bauru/SP da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explica que as “temperaturas entrarão em declínio, devido à entrada de uma nova massa de ar frio”.
*Com informações do g1