Homens são presos por caça e porte ilegal de arma em Pedranópolis 

190
Homens são presos por caça e porte ilegal de arma em Pedranópolis - Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Flagrante da Polícia Ambiental ocorreu neste domingo (2), na estrada municipal João Piva, que liga o Distrito de Dulcelina à Rodovia Antônio Faria (SP-527), nas imediações de um afluente do Córrego do Cervo.


Dois homens foram presos por caça ilegal de animais silvestres e porte ilegal de arma de fogo após um flagrante da Polícia Militar Ambiental, neste domingo (2.fev), em Pedranópolis/SP. 

De acordo com a corporação, em decorrência das operações Impacto e Piracema, as forças de segurança realizaram patrulhamento nas áreas rurais com o objetivo de combater furtos e a caça ilegal de animais silvestres, na estrada municipal João Piva, que liga o Distrito de Dulcelina à Rodovia Antônio Faria (SP-527), e nas imediações de um afluente do Córrego do Cervo.

Contudo, por volta das 21h, os policiais ambientais observaram fachos de luzes de lanternas iluminando a vegetação dentro de uma propriedade rural, o que gerou a suspeita de um possível furto ou de caçadores praticando a caça de animais silvestres. A equipe, então, se deslocou até o local e avistou dois indivíduos armados, que, ao serem abordados, informaram que estavam caçando na região. 

Os suspeitos foram identificados como D.L.M., e A.R.S., ambos sem antecedentes criminais. Durante a abordagem, os indivíduos admitiram que não possuíam qualquer autorização para a prática de caça, tampouco registro das armas de fogo que portavam. 

Durante das buscas, com D.L.M., foram apreendidos uma espingarda calibre .32, quatro cartuchos intactos, uma faca com bainha de couro, uma lanterna de cabeça, uma lanterna, um facão e uma mochila. 

Já com A.R.S., os policiais encontraram uma espingarda calibre .28, três cartuchos intactos, lanterna de cabeça, uma lanterna, um fuzil de amolar, três facas com respectivas bainhas e uma mochila. 

Os policiais ambientais constataram que, sem autorização dos proprietários da área, os suspeitos estavam caçando ilegalmente. Diante disso, foi dada voz de prisão aos infratores por porte ilegal de armas de fogo e por caça ilegal.  

Os indivíduos foram apresentados no Plantão Policial de Fernandópolis/SP, onde o delegado de Polícia, Dr. Lucas Pereira de Queiroz, ratificou a prisão. A fiança foi arbitrada no valor de R$ 1.518,00 – cada. As armas de fogo, munições e demais petrechos de caça foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. 

Além disso, os indivíduos receberam Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 500,00 – cada, por praticarem a caça em desacordo com a legislação vigente, conforme o Art. 25 da Resolução SIMA nº 05/21. 

A Polícia Ambiental afirmou que, embora não tenha sido encontrado nenhum animal morto com os suspeitos, a região é alvo de diversas denúncias sobre caça ilegal de capivaras, o que motivou a intensificação do policiamento na área.