Caso foi registrado na manhã desta quarta-feira (10), entre Castilho/SP e Três Lagoas/MS; Jânio Gomes do Nascimento, de 43 anos, desapareceu nas águas e foi encontrado pelos bombeiros 40 minutos depois.
Um homem de 43 anos morreu afogado, após pular no Rio Paraná, entre Castilho/SP e Três Lagoas/MS, para fugir de uma abordagem da Polícia Ambiental. Segundo a corporação, ele pescava em um local proibido. O caso foi registrado na manhã desta quarta-feira (10.jan).
Conforme apurado, a polícia flagrou Jânio Gomes do Nascimento durante a fiscalização, próximo à eclusa da Usina Hidrelétrica de Jupiá. Para fugir, ele pulou na água e desapareceu. Os bombeiros foram acionados e encontraram o corpo de Jânio, cerca de 40 minutos depois.
Para segurança, no local, a pesca deve ser feita a uma distância de 500 metros acima ou abaixo de barragens de reservatórios de hidrelétricas, em qualquer período do ano. Contudo, a Polícia Ambiental informou que Jânio pescava a apenas 10 metros de distância.
Além disso, durante a Operação Piracema, que termina no fim de fevereiro de 2024 no estado de São Paulo, a pesca, transporte e armazenamento de peixes nos rios e lagos é proibida. As fiscalizações visam garantir a reprodução natural dos peixes.
*Com informações do g1