O incêndio destruiu um terreno de aproximadamente 12.000m². Indivíduo foi liberado após pagar fiança de R$1.518,00; as medidas administrativas serão providenciadas pela Prefeitura.
Um homem foi preso pela Polícia Ambiental na noite desta terça-feira (5.ago), no bairro Brasilândia, em Fernandópolis/SP, após denúncia de que um indivíduo estaria ateando fogo em resíduos e pastagem pela área urbana.
Segundo o registro policial, a equipe da Patrulha Ambiental Rural se deslocou para a Rua Antonio Zanini, para averiguar os fatos, juntamente com a equipe da Atividade Delegada Ambiental e Corpo de Bombeiros.
Em seguida, já pelo local, o autor dos fatos foi identificado, enquanto o incêndio já se alastrava pelo terreno de, aproximadamente, 12.000m².
Questionado sobre o uso do fogo, o suspeito alegou que ateou fogo em restos de tábuas e caixas de madeira, porém as chamas se alastraram e saíram do seu controle. Disse também que sabia da proibição do uso de fogo no perímetro urbano, porém não imaginava que se alastraria tão rápido pela pastagem alta e seca.
Após contato com à Central de Flagrantes de Fernandópolis, a autoridade policial de plantão solicitou a presença de equipe da Polícia Técnico-Científica no local do incêndio, e ratificou a voz em prisão em flagrante do indivíduo, elaborando o BO/PC de natureza “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a destruição significativa da flora”, previsto no Art. 54 da Lei nº 9.605, Lei de Crimes Ambientais, de 12 de fevereiro de 1998.
A autoridade policial arbitrou fiança no valor de R$1.518,00 ao indivíduo, sendo que, após o seu pagamento, foi liberado.
As medidas administrativas serão providenciadas pela Prefeitura Municipal de Fernandópolis.