Frutas do mês de setembro: tudo o que você deve saber sobre melancia

596
Setembro é temporada da melancia — Foto: Rachel Claire/Pexels

Uma fruta deliciosa e saudável, com baixo valor calórico e rica em nutrientes.


A melancia é uma fruta da época de setembro. Uma das mais apreciadas pelas pessoas, seu sabor adocicado atrai muitos consumidores, além de ser benéfica para a saúde oferecendo diversos nutrientes.

Uma fruta deliciosa e saudável, com baixo valor calórico e rica em carotenoides, vitamina A, vitamina C, citrulina e outros compostos bioativos. Dos seus benefícios, podemos citar principalmente o poder hidratante, por conter alto conteúdo hídrico, ação antioxidante, melhora do microbioma intestinal e auxílio na saúde ocular.

Além disso, alguns estudos mostram, inclusive um conduzido por Wong et al (2019), que o suco de melancia pode promover efeitos na microbiota intestinal, ajudando no controle de glicose e na melhora do perfil lipídico e das medidas antropométricas em pessoas com doenças cardiovasculares.

Melancia: uma fonte de licopeno que você não sabia

Muito se fala que o tomate e seus produtos eram considerados fontes potenciais de licopeno, mas estudos mostram que a melancia também contém uma quantidade apreciável desse carotenoide. No entanto, a quantidade de licopeno varia dependendo da variedade e das condições de cultivo.

Mais curiosamente, o teor de licopeno na melancia de polpa vermelha é quase 40% maior do que no tomate, ou seja, 4,81 e 3,03 mg em 100 g, respectivamente. No tomate, esse composto está biodisponível em quantidade relativamente maior após o tratamento térmico devido à quebra do complexo proteína-carotenoide.

Por isso, consumir melancia com frequência na rotina alimentar, seja in natura ou na forma de suco, é uma boa estratégia nutricional para garantir o estoque de licopeno, contribuindo para a saúde cardiovascular de forma natural.

*Informações/G1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”