Frente única Fora Bolsonaro promove ato nesta quarta

558

Grupo protesta contra reforma administrativa (PEC 32) e a favor da democracia, vacina e educação; mobilização acontecerá em todo o país.


por Ester Alkimim 

O grupo “Frente Única Fora Bolsonaro-Votuporanga” promoverá, nesta quarta-feira, dia 18, mais um ato na cidade contra a gestão do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). A pauta segue a agenda nacional de protestos marcados por todo o país, desta vez voltada principalmente contra a PEC 32 (reforma administrativa), que altera a realidade do funcionalismo público e tem como um dos pontos mais polêmicos o fim da estabilidade. O grupo também se posiciona pela democracia, vacina, educação, comida na mesa e moradia digna, pelo meio ambiente, pelos povos originários e pela diversidade. O protesto em Votuporanga acontecerá a partir das 17 horas, na Praça Cívica Professor Benedito Lopes de Oliveira (Concha Acústica Professor Geraldo Alves Machado). Na oportunidade serão arrecadados alimentos não perecíveis a serem entregues a uma entidade assistencial.    

A Frente alerta que a PEC é uma afronta à Constituição brasileira, porque busca desmontar a estrutura do Estado em todos os níveis (municipal, estadual e federal), abrir espaço para privatizações e terceirizações generalizadas e minar os serviços públicos “gratuitos” prestados à população. O grupo aponta que a discussão sobre supersalários, por exemplo, não está na proposta de reforma, então quem realmente tem grandes privilégios ficará de fora dela, e quem sofrerá as consequências será o povo. Outro ponto considerado grave pela Frente é que a PEC 32 poderá criar vínculos precários de trabalho e facilitar que o administrador (presidente, governador ou prefeito) exerça “apadrinhamento político”, comprometendo a transparência e a independência da gestão pública.     

Para o professor Michael Daniel Bomm, a reforma administrativa não é ruim apenas para o serviço público, mas para toda a população, especialmente aquela que precisa dos serviços públicos.  “É o serviço público, e não o mercado, que garante nossos direitos. É preciso valorização e investimento, não seu desmonte”.  Murilo Rodella, funcionário aposentado dos Correios, manifesta-se contra a privatização dos serviços públicos essenciais. “Por geração de empregos, investimentos em saúde e educação”. Rosa Chiquetto, funcionária aposentada do Banco do Brasil, salienta que “a sociedade tem que saber que ela vai ter prejuízo com essa reforma, principalmente as pessoas que mais precisam da ação do Estado.” 

Yuri Ribeiro Moleiro, servidor público destaca que a pauta contra a reforma administrativa “é importantíssima num cenário em que o governo federal, cada vez mais, destrói a educação e a saúde pública através de um misto de corrupção e incompetência”.  Moleiro salienta que a “Frente Única Fora Bolsonaro-Votuporanga” é um grupo formado por cidadãos indignados com o governo atual. “Queremos conversar com pessoas, entidades de classes e partidos políticos que são contra a perda de direitos e a favor da democracia; cada minuto a mais desse governo é um minuto a mais de descaso com as necessidades da sociedade brasileira”.