FLIV 2023 atrai um público de aproximadamente 80 mil pessoas ao longo de oito dias de programação 

750
FLIV 2023 atrai um público de aproximadamente 80 mil pessoas ao longo de oito dias de programação - Foto: Reprodução

Com uma programação envolvendo cerca de 400 atrações e atividades, o FLIV se reafirmou como um dos mais importantes eventos literários do País.


A 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que terminou no último domingo (13.ago), no Parque da Cultura, atraiu um público de aproximadamente 80 mil pessoas ao longo de oito dias de uma intensa programação com cerca de 400 atividades. Mais da metade desse público é formado por crianças e adolescentes, que, por mais um ano, se apropriaram de forma única das atrações e atividades oferecidas pelo FLIV. Somente o show da banda Os Paralamas do Sucesso, realizado na segunda (7), véspera do aniversário da cidade, teve uma plateia de mais de 15 mil pessoas.

“Por mais um ano, Votuporanga ficou no centro das atenções nacionais. O FLIV faz parte da vida de Votuporanga, e esta foi mais uma edição que fez história. Em todos os momentos, percebemos o impacto que a cultura e a arte aqui produzidas geram na vida das pessoas. É um evento voltado para todos. E que venha a edição de 2024”, comenta o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Janaina Cristina da Silva, o FLIV mais uma vez cumpriu com a sua missão de fomentar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos. “Recebemos caravanas escolares de quase 80 cidades da nossa região, que reconhecem no FLIV um evento importante na formação de seus estudantes. É isso que faz do FLIV um dos eventos literários mais importantes de São Paulo e do Brasil”, destaca.

Leitura sustentável

Com o tema “Sustentar mundos, carregar sonhos”, o FLIV 2023 convidou a comunidade de Votuporanga e região a refletir sobre a relação do ser humano com o meio ambiente e revelou como a arte, em especial a literatura, pode sensibilizar pessoas para um mundo mais sustentável em todos os sentidos.

Os bate-papos da programação deste ano trouxeram um recorte que valorizou a cultura dos povos originários, com a presença de vários escritores e artistas de origem indígena, como Lúcia Morais Tucuju, Cristino Wapichana e Thiago Cóstackz. A escritora homenageada da 13ª edição, Rita Carelli, que participou de bate-papo mediado por Reynaldo Damazio no último sábado (12), tem uma obra que materializa as suas vivências com povos indígenas do Brasil.

Uma das atrações mais populares do FLIV 2023 foi o espetáculo “A magia do circo”, com o coletivo Circo Show, de São Paulo, cujas apresentações foram de plateia cheia todas as noites. Sob a lona do circo, o festival também promoveu uma série de contações de histórias e apresentações teatrais, proporcionando momentos memoráveis para as crianças.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.