II Encontro CREATE NEO – INCT One Health, que será realizado nesta sexta-feira (15), reforça o papel da Famerp como referência científica internacional.
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sedia, nesta sexta-feira (15.ago), das 8h às 17h, no Centro de Convenções da instituição, um dos encontros científicos mais relevantes do país: o II Encontro CREATE NEO – INCT One Health. Reunindo especialistas de renome nacional e internacional, o evento tem como foco os avanços científicos e tecnológicos voltados à saúde humana, animal e ambiental – uma abordagem integrada conhecida como Saúde Única (One Health).
Mais do que um espaço para debates acadêmicos, o encontro se destaca como um fórum estratégico para a construção de soluções concretas para a saúde pública, reafirmando a posição da Famerp como polo de inovação e excelência científica no Brasil e no cenário global.
“Eventos como este são fundamentais para integrar diferentes áreas do conhecimento e criar estratégias mais eficazes de prevenção e controle de doenças, beneficiando diretamente a sociedade”, destaca o Prof. Dr. Maurício Nogueira, virologista e diretor adjunto de Pós-Graduação de Famerp.
Segundo o Prof. Dr. Maurício Nogueira, um dos organizadores do II Encontro CREATE NEO – INCT One Health, o evento consolida-se como um marco na construção de uma ciência aplicada, colaborativa e voltada para o bem comum, reforçando a vocação da Famerp em liderar ações de impacto real na saúde pública, dentro e fora do Brasil.
O especialista também destaca que o evento integra dois grandes programas de pesquisa científica dos quais a Famerp é parceira. Um deles é o INCT One Health (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Única), que propõe uma atuação integrada entre medicina humana, veterinária e ciências ambientais.
A abordagem One Health reconhece que a saúde das pessoas está diretamente ligada à saúde dos animais e ao equilíbrio do meio ambiente, exigindo a colaboração entre diversas áreas do conhecimento para enfrentar desafios como doenças zoonóticas, mudanças climáticas, resistência antimicrobiana e segurança alimentar. Esta iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à FAPERGS (Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O outro programa de pesquisa científica é o CREATE NEO (Coordinating Research on Emerging Arboviral Threats Encompassing the Neotropics), programa internacional apoiado pelo NIH (National Institutes of Health, dos EUA), voltado à vigilância, modelagem e resposta rápida a arboviroses emergentes na América Latina.
Pesquisadores de peso e novas tecnologias
A programação do evento conta com nomes de destaque da ciência nacional, incluindo representantes do Instituto Adolfo Lutz, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Instituto Butantan, CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e Universidade Feevale (de Novo Hamburgo/RS). A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) marca presença com a presidente, Profa. Betânia Drumond, e os ex-presidentes Maurício Nogueira, Flávio Guimarães da Fonseca e Fernando Spilki.
Além das conferências científicas, empresas patrocinadoras como Thermo Fisher Scientific, Illumina e Enterprise apresentarão inovações tecnológicas em equipamentos e processos laboratoriais, demonstrando como a ciência de ponta e a infraestrutura tecnológica caminham juntas para o enfrentamento dos grandes desafios sanitários.
O evento conta ainda com o apoio institucional da Faepe (Fundação de Apoio ao Ensino Famerp), Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FAPERGS e CNPq, evidenciando a importância da colaboração entre a ciência pública e a iniciativa privada na promoção de avanços para a sociedade.