Primeira rodada de consulta pública terminou nesta segunda-feira (31). Unidades devem passar por nova votação nos próximos dias.
A Escola Estadual ‘Sarah Arnold Barbosa’ – (SAB), de Votuporanga/SP, foi uma das unidades que aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar na primeira rodada de consulta pública promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. A votação ocorreu entre os dias 17 e 31 de março, com a participação de alunos, pais, responsáveis e profissionais da educação.
A unidade faz parte do grupo de 70 escolas que decidiram pela implementação do programa, que poderá abranger até 100 instituições estaduais a partir do segundo semestre deste ano.
Além de Votuporanga, outras cinco escolas da região aprovaram a mudança, sendo uma em Nhandeara/SP e quatro em Fernandópolis/SP.
A consulta pública ainda terá mais duas rodadas de votação para as unidades que não atingiram quórum ou optaram por nova deliberação. A segunda fase será realizada entre 7 e 9 de abril, e uma terceira, se necessária, entre 15 e 17 de abril. O resultado final será divulgado no dia 25 de abril.
Caso o número de escolas interessadas ultrapasse 100 unidades, serão adotados critérios de desempate, como proximidade com outras escolas que não aderiram ao programa, quantidade de votos favoráveis e oferta de mais de um nível de ensino.
Novo modelo
As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A pasta também será responsável pelo processo de seleção dos monitores, que deve ocorrer a partir da segunda semana de abril até final de maio. No mês de junho, os profissionais selecionados, bem como diretores e vice-diretores passarão por treinamento e ambientação, com o objetivo de garantir a adaptação ao novo modelo educacional.
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/Deqmq7p7j49FUBG3NJpLPQ