Secretaria da Saúde do município confirmou o resultado positivo da doença. Paciente era uma idosa, de 74 anos, que morreu no dia 12 de fevereiro; região chega a quatro mortes confirmadas.
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga/SP confirmou a segunda morte por dengue nesta quinta-feira (29.fev). A paciente era uma idosa, de 74 anos, que morreu no dia 12 de fevereiro.
Anteriormente, a pasta já havia confirmado a morte de outra idosa, de 71 anos, também por dengue. Outros três óbitos seguem em investigação.
Com mais essa confirmação, a região chega a quatro mortes por dengue no total, sendo duas em Votuporanga, uma Parisi/SP e uma Olímpia/SP.
Na última semana, a Prefeitura de Votuporanga decretou epidemia e situação de emergência em saúde.
Até a segunda-feira (26) já tinham sido confirmados 552 casos. 1.406 ainda aguardam os resultados das investigações.
De todos os casos já registrados em Votuporanga, sete são do tipo 3, que não circulava pela região há mais de 10 anos.
Prevenção
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.