Leonan Perá desembarcou dia 13 de janeiro e ficará 4 meses na Universidad de Valladolid.
O egresso do curso de Licenciatura em Física Leonan Augusto Massete Perá conquistou uma bolsa de estudos do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) para realizar parte da sua pesquisa de doutorado na área de Física Teórica. O programa é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC).
Natural de Votuporanga/SP, Leonan Perá é “cria do IFSP”: cursou o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, de 2014 a 2016, e a Licenciatura em Física, de 2017 a 2020, no Campus Votuporanga. Atualmente, é aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas da Unesp de São José do Rio Preto, na linha de pesquisa intitulada Modelos Teóricos e Computacionais de Macromoléculas.
“A graduação no IFSP me deu uma base muito forte para que eu pudesse seguir tanto para a carreira acadêmica quanto para a docente”, afirma Leonan. Já em solo espanhol, diz: “Todos esses anos no Instituto Federal me transformaram como aluno e como pessoa, ampliaram meus horizontes”.
O projeto de pesquisa de Leonan tem como título “Efeitos do confinamento nos estados excitados dos potenciais de Morse e Lennard-Jones pelo formalismo da Mecânica Quântica Supersimétrica” e é co-orientado pelo professor Josimar Fernando da Silva, do IFSP Votuporanga. O trabalho científico de Leonan pode contribuir com o desenvolvimento de pesquisas da indústria farmacêutica e biotecnologia.
Como estudar Física no IFSP
O curso é noturno e tem duração de 4 anos. A seleção das 40 vagas anuais se dá pelo Sistema de Seleção Unificado, o SiSU, gerido pelo Ministério da Educação (MEC). Para a turma 2026, as inscrições serão de 19 a 23 de janeiro. O curso tem se destacado pela alta empregabilidade dos egressos em escolas públicas e particulares da região noroeste paulista, bem como pela alta taxa de aprovação em programas de mestrado e doutorado.





