Egressa do curso de Letras da Unifev recebe título de doutora pela Unesp de São José do Rio Preto 

965
Egressa do curso de Letras da Unifev recebe título de doutora pela Unesp de São José do Rio Preto – Foto: Reprodução

Tese teve como título “Fraseologismos baseados em corpora no Ensino Fundamental l: propostas de atividades dirigidas”


A egressa de 2007 do curso de Letras da Unifev, Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, defendeu sua tese no dia 1º de setembro de 2023 com o título “Fraseologismos baseados em corpora no Ensino Fundamental l: propostas de atividades dirigidas”.

A banca de doutorado foi composta pelas Profas. Dras. Lídia Amelia de Barros Cardoso e Rosemeire Selma Monteiro Plantin, da Universidade Federal do Ceará (UFC), pela Profa. Dra. Regiani Aparecida Santos Zacarias, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis) e pelo Prof. Dr. Renato Rodrigues Pereira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano, da Unesp de São José do Rio Preto e coorientada pela Profa. Dra. Tanara Zingano Kuhn, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Segundo a egressa, o objetivo de sua pesquisa foi desenvolver a proposta de um caderno de atividades para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental I – anos iniciais – a interpretarem melhor os textos e também a escreverem de forma mais adequada, por meio dos fraseologismos, os quais são combinatórias de palavras. 

“Para propor um manual de atividades para os alunos das séries iniciais, foi necessário estudar a fundo os documentos da educação nacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, escolhemos gêneros textuais orais e escritos, como parlendas, lendas nacionais, livros de Monteiro Lobato e da coleção Vagalume como fonte para procurar colocações e expressões idiomáticas, que são os fraseologismos. Tanto a compilação dos textos quanto a análise quantitativa foram realizadas por meio de um programa informatizado chamado Sketch Engine”, explica a doutora. 

Elaine ressaltou sobre a relevância que a Unifev tem em sua carreira. “Meu carinho, respeito e gratidão à Instituição e aos docentes que me acolheram serão eternos em meu coração, pois a Unifev foi o local onde tudo começou, quando entrei no curso de Letras em 2004”, finalizou.