“Educar é amar”: Votuporanga realiza etapas do projeto nas escolas 

510
“Educar é amar”: Votuporanga realiza etapas do projeto nas escolas – Foto: Reprodução

Campanha tem como objetivo aproximar as famílias das escolas para refletir sobre diversos temas envolvendo segurança e educação.


Os trabalhos de prevenção e cuidados com as crianças da rede municipal de ensino seguem em andamento. Em continuidade às ações do projeto “Educar é amar”, que visa fortalecer o vínculo entre família e escola, foi realizada uma reunião envolvendo pais, alunos e professores no Cemei “José Modesto Sobrinho Cazeca”, na zona sul da cidade, no fim da tarde da última quarta-feira (26.abr).

A outra escola a realizar atividades com as famílias foi o Cemei “Terezinha Guerra”, na região oeste, nesta sexta-feira (28). Na próxima semana, as demais escolas municipais seguem com o cronograma de ações.

O prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama, Rose Seba, participou do encontro no Cemei “José Modesto”, que também contou com a presença dos secretários municipais da Educação, Marcelo Batista; de Trânsito, Transporte e Segurança, Marcos Moreno; e também a gestora da rede municipal de educação infantil, Kelly Cristina Roveda Hebeler.

O Projeto

‘Educar é Amar’ é uma campanha da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Comitê Municipal de Segurança Escolar, com o objetivo de aproximar as famílias das escolas e dialogar sobre a importância da segurança, prevenção e cuidados com as crianças, tanto em casa quanto na sala de aula.

A iniciativa está sendo desenvolvida em todas as escolas da rede municipal, com atividades e palestras sobre prevenção ao bullying, segurança na internet e cuidados com a saúde mental e emocional. Com o intuito de garantir uma educação de qualidade e um ambiente escolar e familiar acolhedor para todos. 

É importante destacar que o envolvimento dos pais na vida dos filhos é fundamental ao combate e prevenção de casos de violência que temos vivido nos últimos dias. É necessário que a família acompanhe diariamente a rotina das crianças, como por exemplo, se atentar ao que ela anda vendo na internet, o que carrega na sua mochila, quem são seus amigos, entre outras questões que devem ser observadas.

Comitê de Segurança Escolar

Instituído no último dia 13, por meio de Decreto assinado pelo prefeito Jorge Seba, e é presidido pelo secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, Sargento Marcos Moreno. Entre os membros estão os que formam a equipe técnica representados pelos Secretários Municipais: de Planejamento e Habitação, Tássia Coleta Nossa; e de Obras e Serviços Urbanos, Salvador Castrequini Neto; pela Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação, Elisabete Moraes; pelo Dirigente Regional de Ensino, José Aparecido Duran Netto; e pelo Tenente Lessandro da Polícia Militar. Também tem a equipe consultiva, formada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Davi; presidente do Conseg, Emerson Bortolaia; presidente do Conselho Tutelar, Cristina Pereira, e Cléber Dias, conselheiro tutelar; Adriana Passoni, representando a Unifev; e Letícia Camargo Negrelli da Silva, Delegada de Polícia Assistente Seccional.