Produtores têm apostado em diferentes variedades para aumentar as vendas.
Um dos destaques do cultivo de uva na região é a aposta em diferentes variedades. Nessa época do ano as parreiras ficam carregadas. Produtores de Jales/SP e municípios vizinhos, no Noroeste de São Paulo, estão colhendo a safra de uva.
Nos sete hectares de Antonio Palachini, produtor do município de Palmeira d’Oeste, são plantadas três variedades da fruta, entre elas a núbia e a vitória. A expectativa para a colheita deste ano é de 25 toneladas por hectare.
A pouca chuva na região tem facilitado o manejo da fruta, principalmente na época da colheita, fazendo que os produtores tenham controle na irrigação e consigam retirar o fruto da forma que precisa para chegar no mercado.
A concorrência beneficia os compradores. Edgar Guastalli de Iacri/SP, compra durante o ano em outras regiões de São Paulo e no Paraná. Quando chega o segundo semestre, o destino do comprador é o Noroeste Paulista. São quase 500 quilômetros de viagem para manter abastecido o comércio da região onde ele trabalha.
Carlos Tinelli, produtor de Marinópolis/SP, planta sete tipos de uva. Assim como outros produtores a estratégia para tentar aumentar o lucro é estender a produção e aguardar uma possível melhora nos preços ou outra alternativa é apostar na maior variedade possível.
*Com informações do g1