Docente da Unifev apresenta trabalho em evento da Ibero- América em São Carlos

26
Docente da Unifev apresenta trabalho em evento da Ibero- América em São Carlos - Foto: Reprodução

Pesquisa é desdobramento da tese de doutorado da Profa. Dra. Janaina Andréa Cucato, que estudou planejamento urbano no período miliar.


A Profa. Dra. Janaina Andréa Cucato, do curso de Arquitetura da Unifev, apresentou no dia 1º de dezembro o trabalho “Produção habitacional e planejamento urbano integrado no período militar no Brasil: aproximações e afastamentos” no II Seminário Internacional Urbis, promovido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-IAU USP, em São Carlos.

A apresentação compôs a mesa de trabalhos “Habitação e planejamento em Ibero-América, que contou com objetos de pesquisa inseridos em processos de planejamento e produção de habitação social no Brasil (nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e na Espanha (província de Madrid), com ênfase nos períodos de vigência de regimes ditatoriais, explorando o modelo desenvolvimentista de planejamento nacional, regional e municipal e as instituições, agentes e projetos que tiveram lugar no período entre 1930 e 1980.

O trabalho é um desdobramento da tese de doutorado da autora, que realizou pesquisa histórica com abordagem documental e historiográfica em 21 municípios paulistas, estudando o planejamento urbano integrado no período de vigência do Serviço Federal de Habitação e Urbanismo (SERFHAU), entre 1964 e 1975, com inércia até 1980, pela atuação direta do Banco Nacional da Habitação (BNH).

A pesquisa ainda investiga se o planejamento urbano da década de 1970 em São Paulo, embora revestido de discurso modernizador, operou fundamentalmente como estratégia de ordenamento territorial que acompanhava o crescimento econômico e a racionalização da metrópole, e como isso esteve vinculado as estratégias de planejamento do Serviço Federal de Habitação e Urbanismo, e como o problema da habitação social foi tratado nos ditames dos planos diretores elaborados neste período e como estes fatores estiveram vinculados a expansão urbana periférica.

“A pesquisa faz interfaces com trabalhos que oriento no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev quer seja através de trabalhos de conclusão, quer seja através de iniciações cientificas, e constitui um importante momento para aprofundar temáticas relacionadas ao planejamento e processo excludente de expansão periférica das cidades”, afirma Janaina.