
Dom Moacir preside a Santa Missa na Catedral, neste sábado (11), às 19h, para celebrar a data e também o 9º dia da Novena da Padroeira.
Neste sábado, dia 11 de outubro, a Diocese de Votuporanga celebra com alegria e gratidão os 9 anos de Ordenação Episcopal de Dom Moacir Aparecido de Freitas, seu primeiro bispo diocesano. Dom Moacir preside a Santa Missa na Catedral, às 19h, para celebrar a data e também o 9º dia da Novena da Padroeira.
Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, Dom Moacir foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1987. Incardinado na Diocese de São Carlos, exerceu os ministérios de vigário paroquial, pároco e capelão. Atuava como diretor espiritual no Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos”, em Campinas, quando foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Votuporanga.
Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 11 de outubro de 2016, pelas mãos de Dom Paulo César Costa, então bispo de São Carlos, tendo como co-sagrantes Dom Airton José dos Santos, então arcebispo de Campinas, e Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, com o lema: “Verbum panis factum est”, isto é, “A Palavra se fez pão”
“Desde o início de seu ministério episcopal, Dom Moacir tem conduzido a Diocese com zelo pastoral, simplicidade e espírito de comunhão, promovendo a evangelização, a unidade e o fortalecimento da fé nas paróquias e comunidades. Unida em oração, a Diocese de Votuporanga manifesta sua gratidão pela vida e ministério de Dom Moacir, pedindo a Deus que o fortaleça na missão de servir com sabedoria e coração de pastor”, afirmou Pe. Ancelmo José Lio, que atua na Assessoria de Comunicação da Diocese de Votuporanga.