Dicas para lidar com os desafios da volta às aulas

845
Psicóloga do SanSaúde, Sandra Lameu Izique - Foto: Reprodução

Psicóloga do SanSaúde, Sandra Lameu Izique, orientou como transformar mudança de rotina em algo agradável para as crianças.


O medo e a insegurança são algumas das emoções que procedem a volta às aulas. Esses sentimentos são comuns e normais em várias idades. Afinal, precisam lidar com as adaptações de novos professores, novos colegas, além de um novo ambiente e novos conteúdos a serem aprendidos e isso gera novas preocupações.

A psicóloga do SanSaúde, Sandra Lameu Izique, explicou os desafios. “Existem vários motivos que podem dificultar a volta às aulas. A mudança de rotina é uma delas, pois nas férias geralmente as crianças ficam mais livres para curtir o momento de lazer com menos deveres a serem cumpridos. Dessa forma, conversem abertamente sobre seus medos e inseguranças, sem julgamentos, assim será estabelecido um vínculo especial entre ambos”, destacou.

Outra dica da profissional é ajudar a criança a encarar a realidade, tratando a escola como um ambiente agradável. “Nunca se refira a escola como um local de punição e castigo.  Sugerir recompensas, como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir para a escola não é uma opção saudável”, complementou.

Checklist

Faça um checklist junto a criança para definir a rotina para estabelecer os horários de deveres, mas também acrescentar os momentos de lazer, para que ela entenda que ela terá um horário disponível para suas brincadeiras favoritas.

Vá até a escola

Sandra orientou os pais, se puderem, ir até a escola e se apresente aos novos professores, pois trará mais segurança aos pequenos e pequenas.

Novas amizades

Caso seu filho ou filha tenha mudado de escola ou classe, demonstre que ele poderá manter contato com os seus amigos antigos e que fazer novas amizades também é muito saudável. “Essas são algumas sugestões para que seus filhos sintam-se seguros e confiantes com o retorno às aulas”, concluiu.