Dia Nacional da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro no Brasil 

483
"A astronomia nos faz entender, o quanto somos pequenos diante do universo" (Paulo César da Silva- astrônomo)
O Diário de Votuporanga entrevistou o astrônomo, Paulo César da Silva, de Jales/SP, que falou sobre a data, astronomia e também como é ser um astrônomo; acompanhe.


Por Andrea Anciaes

“A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica.” (Albert Einstein)

A data homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele: planetas, estrelas, satélites naturais, galáxias e etc.

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes que estão espalhados por todo o universo.

O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem à data de nascimento do imperador Pedro de Alcântara, Dom Pedro II (2 de dezembro), que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira. A Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, foi quem escolheu a data de 2 de dezembro como Dia Nacional da Astronomia.

O Jornal Diário de Votuporanga em entrevista falou com o astrônomo de Jales Paulo César da Silva que falou sobre a data, astronomia e também como é ser um astrônomo, acompanhe:

“A astronomia é uma ciência que estuda o universo, desde planetas, estrelas, galaxias, asteróides, nebulosas, aglomerados e eventos em nossa atmosfera terrestre, como exemplo os meteoros. Catalogada como uma das ciências mais antigas da humanidade, a astronomia tem ganhado adeptos nesses últimos anos, devido ao crescimento da nova corrida espacial, onde o objetivo é o retorno do homem à Lua e a curiosidade de um possível tipo de vida fora da terra. Um astrônomo, é um cientista que faz o trabalho de pesquisa observacional, que envolve a física e matemática, levando-o a estudar o universo e toda sua composição. Para quem pretende se tornar um astrônomo, é fundamental não só gostar, mas também estudar as áreas de física e matemática, garantindo uma boa formação e preparando-o para o mercado de trabalho!”

Paulo César da Silva, é formado na área de astronomia e tecnologias, fundador e presidente do instituto de pesquisas espaciais Centauri, na cidade de Jales, trabalha com pesquisas astronômicas, também ministra palestras em escolas, faculdades e universidades, promovendo o ensino da astronomia. É embaixador internacional da astronomia pela (Acilbras), doutor e embaixador pelo (IFCH) de Marrocos, tornou-se digital influencer chegando a mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, (Astronomia Mundo Curioso).