Detran-SP abre o calendário oficial do licenciamento 2025

63
Detran-SP abre o calendário oficial do licenciamento 2025 - Foto: Reprdução

Pagamento tem início neste mês com as placas de final 1 e 2, segue em agosto com placas de final 3 e 4 e assim sucessivamente; ao todo, 21 milhões de veículos devem ser licenciados.


Começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho, o calendário oficial do licenciamento de 2025. Veículos com placas de final 1 e 2 ainda não licenciados devem ter o débito quitado até o final do mês. Em agosto, será a vez dos veículos de placa com final 3 e 4, e assim sucessivamente (confira o calendário abaixo).

Muitos já se anteciparam neste ano. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 7,9 milhões veículos registrados no estado de São Paulo tiveram seu licenciamento acertado até o dia 28 de junho, antes do início do calendário oficial.

Ao todo, cerca de 21,9 milhões de motos, automóveis, camionetas e outros ainda faltam ser licenciados ao longo de 2025. A taxa deste ano é de R$ 167,74. O licenciamento é obrigatório e seu não cumprimento pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado.

Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso antes quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito.

Recolhimento do veículo

O licenciamento é obrigatório e seu não cumprimento pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado. Caso isso ocorra, a liberação pode ser feita de maneira imediata, em poucos minutos, a partir da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), novo serviço online disponível no site oficial do Detran-SP. Com o LIVE, o cidadão solicita a liberação assim que o veículo chega ao pátio, tendo no celular o ofício de liberação digital, expedido pelo Detran-SP, mediante o pagamento das pendências.

Confira, abaixo, o calendário oficial do licenciamento 2025 em São Paulo:

  • Julho: placas com finais 1 e 2
  • Agosto: placas com finais 3 e 4
  • Setembro: placas com finais 5 e 6
  • Outubro: placas com finais 7 e 8
  • Novembro: placas com final 9
  • Dezembro: placas com final 0

Calendário para caminhões e caminhões-tratores:

  • Placas com finais 1 e 2: setembro
  • Placas com finais 3, 4 e 5: outubro
  • Placas com finais 6, 7 e 8: novembro
  • Placas com finais 9 e 0: dezembro

Sobre o Detran-SP 

O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.

Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.