Consumir alimentos de época agrega muito valor nutritivo aos cardápios do dia a dia.
Em setembro, damos início à primavera, estação do ano mais colorida e alegre que nos presenteia com uma rica oferta de frutas, legumes e verduras. Uma das vantagens do nosso país é a sua tropicalidade e a riqueza ambiental que nos proporciona uma lista de alimentos de época, agregando muito valor nutritivo aos cardápios do dia a dia.
Cada alimento tem a sua safra natural, na qual concentram mais nutrientes, pois se adaptam melhor ao solo, além de terem uso menor de agrotóxicos, e serem melhores acessíveis economicamente.
Na primavera, temos uma variedade de frutas e legumes, mas podemos destacar também as plantas alimentícias não convencionais (PANCS). Plantas normalmente desprezadas, mas que podem agregar uma boa fonte de vitaminas e minerais.
Veja quais alimentos consumir nessa estação:
- Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo.
- Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã, mamão formosa, mamão Havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.
- Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.
- PANCS: Peixinho-da-horta, Vinagreira-roxa, Azedinha, Capuchinha, Dália, Beldroegão.
Aproveite essa infinita lista de ingredientes para consumir diariamente e aproveitar a primavera das melhores formas na rotina alimentar!
*Informações/g1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”