Deputado Carlão Pignatari é eleito presidente da Alesp

257

Votuporanguense obteve 65 dos 48 votos necessários. Major Mecca foi o segundo mais votado, com 16 votos; PSDB ocupa a presidência da Alesp desde 2007.


O ex-prefeito de Votuporanga/SP e deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na tarde desta segunda-feira (15) para a nova legislatura. 

O tucano obteve 65 dos 48 necessários para se eleger e mantém o PSDB no comando da Casa por mais dois anos. O partido ocupa a presidência da Alesp desde 2007. 

A votação foi nominal, oral e aberta, e começou por volta das 15h. Além de Pignatari, Carlos Giannazi (PSOL), Sergio Victor (Novo) e Major Mecca (PSL) também se candidataram à presidência da Alesp. Giannazi recebeu 4 votos, Sérgio Victor 5 e Major Mecca, 16. Houve 4 abstenções. 

A sessão foi comandada pelo atual presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), que agora deixará o cargo. Macris se elegeu com 70 dos 94 votos. 

Ao assumir a cadeira da presidência da Casa de Leis do Estado de São Paulo após eleito, Carlão iniciou sua fala agradecendo: “Inicio com o agradecimento à minha família, que sempre será meu alicerce, e com destaque especial a minha esposa Marli, mulher de fibra que caminha ao meu lado. Agradecimento especial a você do Noroeste paulista que acompanha passo a passo minha trajetória política, desde a prefeitura de Votuporanga. Agradeço ao governador João Doria e seu vice Rodrigo Garcia, e em nome deles a todo o Governo do Estado, pelo trabalho conjunto ao longo de dois anos na liderança de governo. Esta presidência é, certamente, resultado do trabalho sério como líder, a mim confiado. Aquele que reconhece sua origem e trajetória prioriza o sentimento mais nobre: a gratidão. É uma honra ser como você que nos assiste, antes de tudo, um cidadão paulista, e ter sido escolhido por tantos colegas para presidir a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”.  

O primeiro votuporanguense comandar a Assembleia Legislativa de SP, comentou sobre o desafio do momento de pandemia: “Aceito com muito orgulho esta missão que me foi dada, neste momento histórico e, infelizmente, dramático para o mundo, em que a liderança tem seu papel reforçado no enfrentamento ao maior desafio dos nossos tempos, que é a pandemia, refletindo na maior crise sanitária e econômica mundial. A defesa da vida não admite divisão. Atenção: esta é a primeira mensagem desta presidência: é chegada a hora da união, do equilíbrio, da firmeza na tomada de decisões para que vidas sejam salvas”. 

Carlão Pignatari 

Carlão Pignatari, tem 61 anos, nasceu em Votuporanga, onde foi prefeito por oito anos. Filho de Marlene e Miguel Pignatari, é casado com Marli Beneduzzi Pignatari, pai de quatro filhos e avô de um neto. Atualmente exerce seu terceiro mandato como deputado estadual e, nos últimos dois anos, ocupou o cargo de Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.  

Filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) desde 1992. Em 1994, foi coordenador regional da campanha de Mario Covas para o Governo do Estado de São Paulo. Em 2000, foi eleito prefeito de sua cidade natal. Para o segundo mandato na prefeitura, foi reeleito em 2004 com mais de 80% dos votos válidos. Carlão foi eleito, pela primeira vez, deputado estadual em 2010, sendo reeleito em 2014 e 2018.