Demora na impressão de 2ª via de conta da Saev Ambiental gera reclamação

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Demora na impressão de 2ª via de conta da Saev Ambiental gera reclamação - Foto: Reprodução

 

Serviço pode ser realizado presencialmente na sede da Autarquia ou pelo 0800 770 1950; sem custo adicional. Nesta terça-feira (1º), clientes aguardaram até 32 minutos pelo atendimento presencial.


Jorge Honorio
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A demora na impressão da 2ª via da conta da Saev Ambiental tem gerado reclamações nas redes sociais e culminado em pedidos de atenção proferidos por vereadores durante a 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, desta segunda-feira (30.jun).

Durante seu tempo de fala na tribuna da Casa de Leis, o vereador Wartão (União Brasil), pontuou: “Eu gostaria que o superintendente da Saev Ambiental desse um pouquinho mais de atenção lá na Saev. O que acontece? A Saev mudou o banco, aí o nosso munícipe vai pagar água e não consegue, tem que tirar uma nova fatura para poder pagar água. Tem que pagar quase R$ 3, eu acho que isso não é justo, já paga água cara, um esgoto caro.”

Nesta altura do discurso, Wartão é aparteado pelo colega Osmair Ferrari (PL): “É como você ainda está dizendo, eu acho que a maioria dos senhores vereadores, os 15, já foram procurados pela sociedade. Nós sabemos que teve um comunicado da Saev, acho que dia 16, dia 15, dia 17, não me lembro a data, mas, eu acho que tem que ser mais divulgado. Porque a pessoa, às vezes, a pessoa deixou de pagar, isso aí faz parte da vida do cidadão. Aí ele chega na lotérica e devido a isso, a moça, outro dia eu vi na lotérica ali do centro da cidade, um morador quase batendo na moça do caixa da lotérica, mas ela não tem culpa. Ela não está recebendo. O que acontece? Tem que ir lá na Saev, fila enorme, segundo informações, eu não sei por que eu não fui lá, estava chegando aqui na Câmara, quando um rapaz me ligou agora há pouco, contando sobre a demora para conseguir à segunda via. Ele disse que falaram para ele lá que depois de gerar a fatura, precisa esperar mais duas horas para liberar e você conseguir fazer o pagamento. A pessoa, às vezes, vai lá na correria, na hora do almoço, pega e já quer passar na lotérica e pagar. E não pode. Não pode”, detalhou Osmair Ferrari.

“Então, tinha que tomar uma providência urgente ou estar divulgando melhor isso aí para a sociedade, para que isso não aconteça. Porque a maioria dos trabalhadores tem só o horário de almoço. As vezes o munícipe só tem folga no sábado e no domingo, mas aí, sábado e domingo a Saev está fechada. Na verdade, os R$ 3 já são cobrados quando a pessoa não paga em dia, já vem cobrado no próximo talão. Mas esse, além disso, ele tem que ir lá tirar a segunda via. Esse está sendo o problema e a reclamação da sociedade”, concluiu.

Nesta terça-feira (1º.jul), a procura pelo serviço na autarquia era grande e os clientes aguardaram até 32 minutos pelo atendimento presencial.

Procurada pela reportagem, a Saev Ambiental informou em nota que “devido a uma inconsistência no registro das contas de água junto ao banco, as faturas estão sendo invalidadas 12 dias após a data de emissão. Para regularizar a situação, os clientes devem entrar em contato pelo 0800 770 1950 ou comparecer à sede da Autarquia, localizada na Rua Pernambuco, nº 4.313, Patrimônio Novo, para solicitar a segunda via das contas. A medida é válida tanto para as faturas com referência ao mês de abril, quanto para as de maio, no caso dos clientes que ainda não efetuaram o pagamento. Reforçamos que a emissão da segunda via será feita sem nenhum custo adicional para a população. A Saev Ambiental conta com a compreensão de todos.”