Os dados são resultado de mais uma Pesquisa de Clima Empresarial realizada pelo LIDE Noroeste Paulista.
Se na última coleta de dados em 2021, os empresários do Noroeste Paulista se mostraram confiantes em relação ao aumento de suas receitas, na primeira pesquisa realizada pelo grupo em 2022, o destaque vai para o aumento nas vagas de trabalho.
Isso porque, dos 87 empresários ouvidos entre 24 de janeiro e 07 de fevereiro, 67,82% apostam em novas contratações. Esse é o maior índice registrado pelas pesquisas do LIDE nesta categoria desde dezembro de 2020.
Por outro lado, conseguir mão de obra qualificada ainda aparece como uma dificuldade para os sócios, CEOs e diretores das empresas que compõem o grupo, correspondendo a 20,93% dos fatores que impedem o crescimento de seus negócios. A falta de mão de obra qualificada só ficou atrás da carga tributária, que somou 37,21% nas respostas dos entrevistados.
A administração municipal permanece positiva, se mantendo acima dos 60%. Entre os setores que necessitam de melhorias, na opinião dos empresários, estão: educação (44,83%), infraestrutura (26,44%), política e saúde (empatadas com 12,64%). Perguntados, 34% dos empresários aprovam o Governo Estadual. A aprovação do Governo Federal atingiu seu menor patamar, ao redor de 22%.
Temas nacionais
Com uma leve queda em relação à pesquisa passada, o cenário político continua sendo apontado como o tema mais preocupante para o desenvolvimento do País, estando em destaque na resposta de 48,28% dos entrevistados. Em segundo lugar foram citadas as reformas tributárias e administrativas, com 21,84%, e em terceiro, a inflação, com 13,79%. Já o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional continua sendo de apenas 1% na estimativa dos entrevistados.
Apesar de não haver previsão para o fim da pandemia de Covid-19, a crise na saúde caiu para o quarto lugar (9,2%) na lista dos fatores que mais preocupam os empresários da região em relação ao futuro do Brasil.
Ainda sobre a pandemia, 59,77% dos entrevistados se mostraram a favor da exigência de comprovação da vacina para entrada em bares, restaurantes e eventos, principalmente, porque a maioria (39,08%) acredita que a disseminação do novo coronavírus estará controlada somente em 2023.
Esta é quinta edição da Pesquisa de Clima Empresarial realizada pelo LIDE Noroeste Paulista com o apoio da Didáctica Educação Corporativa e a auditoria da Award Auditores Independentes.
Para baixar os dados da pesquisa completa, acesse PESQUISA DE CLIMA EMPRESARIAL LIDE – FEV22