
Diretoria efetuou nesta sexta-feira o pagamento de US$ 7 milhões ao clube argentino e encerrou imbróglio pela contratação do meia Rodrigo Garro.
O Corinthians efetuou na última sexta-feira (19.jun) o pagamento de US$ 7 milhões (cerca de R$ 36 milhões na cotação atual) ao Talleres, da Argentina, e quitou a dívida pela contratação do meia Rodrigo Garro, realizada no início de 2024.
Com a resolução da pendência, o Corinthians evita um novo transfer ban pela condenação imposta pela Fifa.
A negociação se arrastou por meses. Mesmo após o vencimento dos prazos estabelecidos pelo presidente do Talleres, Andrés Fassi, a atual diretoria do Corinthians manteve boa relação com o dirigente argentino.
As partes celebraram o acordo em nota oficial divulgada pelo clube e assinada pelo presidente Osmar Stabile: “Agora, com esta página virada, podemos olhar para frente com tranquilidade e foco total na construção de um Corinthians ainda mais forte e vitorioso.”
“Seguimos juntos, sempre em frente, com a certeza de que o respeito, a transparência e o trabalho honesto são os pilares que sustentam o sucesso de nossa querida instituição.”
O imbróglio entre Corinthians e Talleres pela transferência de Garro vinha desde o início do negócio, ainda na gestão Augusto Melo.
O clube argentino entendia ter direito a receber US$ 612 mil referentes a despesas operacionais e impostos da transação. O Corinthians, por sua vez, contestava a obrigação de arcar com esse montante.
A divergência fez com que o meia argentino demorasse a ser regularizado no início de 2024.
O Corinthians inicialmente pagou US$ 4 milhões pelo negócio, mas o Talleres abriu o processo na Fifa pedindo US$ 3 milhões pelas prestações que ainda iriam vencer.
A Fifa condenou o Corinthians a pagar ao Talleres uma dívida de US$ 3.612.000 (R$ 19.463.262), acrescidos de juros de 18% ao ano, e multa de US$ 722.400 (R$ 3.893.952,72).
Apesar do acordo com o Talleres, o Corinthians segue impedido de registrar novos jogadores por causa de um transfer ban imposto pela Fifa.
A punição está relacionada a uma dívida com o Philadelphia Union, dos Estados Unidos, pela contratação do volante José Martínez, em 2024. O clube deve cerca de US$ 1,5 milhão (R$ 7,73 milhões na cotação atual).
Confira nota do Corinthians na íntegra:
“Nesta sexta-feira, dia 19, conseguimos realizar o pagamento integral da dívida pendente com o Club Atletico Talleres, da Argentina, por conta da negociação e aquisição do talentoso meio-campista Rodrigo Garro.
Este momento representa muito mais do que um simples fechamento de contas. Simboliza a seriedade, o comprometimento e o respeito que o Corinthians mantém com seus parceiros internacionais, mesmo diante de desafios que se estenderam por quatro meses. Foram semanas de negociações intensas, conversas construtivas e, acima de tudo, muita paciência, que só foram possíveis graças à colaboração e compreensão mútua.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar, em nome de todos que fazem parte do nosso Clube, um imenso agradecimento a toda a equipe responsável, que se empenhou incansavelmente para que esse objetivo fosse alcançado. Também deixamos nossa mais sincera gratidão a todos do Talleres, especialmente ao presidente Andrés Fassi, cujo profissionalismo e paciência foram fundamentais para a conclusão desse processo.
Agora, com esta página virada, podemos olhar para frente com tranquilidade e foco total na construção de um Corinthians ainda mais forte e vitorioso.
Seguimos juntos, sempre em frente, com a certeza de que o respeito, a transparência e o trabalho honesto são os pilares que sustentam o sucesso de nossa querida instituição.
Um grande abraço a todos,
Osmar Stabile
Sport Club Corinthians Paulista”
*Com informações do ge




