Ação voltada ao público feminino contou com apresentações culturais e prestação de serviços da Prefeitura e parceiros.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Rose Seba, promoveu na manhã desta quarta-feira (8.mar) na Concha Acústica, a segunda edição do “Conecta Mulher”, ação voltada ao público feminino com apresentações culturais e também prestação de serviços oferecidos pela Prefeitura e parceiros.
O evento contou com a participação do prefeito Jorge Seba (PSDB); das secretárias municipais Andréa Thomé, Ivonete Félix do Nascimento, Janaina Silva, Meire Regina de Azevedo e Tássia Coleta representando as pastas municipais; das vereadoras Edinalva Azevedo (União Brasil), Jezebel Silva (Podemos) e Sueli Friósi (Avante); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Kélvilin Anahí Gonzales Sábio; do vereador Daniel David (MDB), presidente da Câmara Municipal; e representantes das seguintes instituições parceiras Saev Ambiental, Associação Comercial de Votuporanga (ACV), Unifev, Senac, Sebrae, Plug Odontologia, Instituto de Cancerologia e Santa Casa.
O foco da ação foi voltado para homenagear a mulher, mas toda a população pôde conferir inúmeros serviços disponíveis por meio das pastas municipais, como assistência social, cultura, desenvolvimento econômico, direitos humanos, educação, esportes, saúde, trânsito, segurança e transporte, entre outros, com o objetivo de fazer com que as mulheres possam ter conhecimento desses acolhimentos e se sentirem ainda mais seguras e preparadas para serem quem quiser.
Entre as ações desenvolvidas, houve testagem rápida e orientações sobre IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), distribuição de autoteste de HIV e Sífilis, instruções sobre exame preventivo de Papanicolau, atendimento estético, exposição fotográfica ilustrando a luta e superação de mulheres com diagnóstico oncológico, saúde bucal, aula de alongamento, orientações sobre direitos das mulheres e programas sociais, oportunidade de trabalho por meio dos programas EmpregaVotu e Votuporanga em Ação, distribuição de mudas frutíferas e bate-papo sobre inteligência emocional e empreendedorismo feminino, além da distribuição de bombons.
A anfitriã do “Conecta Mulher”, Rose Seba, destaca a importância do evento tanto para a população quanto para as mulheres, em especial. “Estamos na segunda edição dessa ação que busca valorizar a mulher e tudo que a envolve, mostrar para todas que, através de nossos serviços elas podem contar com nosso apoio sempre e instruí-las com orientações sobre seus direitos. Agradeço a todas secretarias municipais envolvidas e aos nossos parceiros que colaboraram para esse momento”.
Bate-papo sobre Lei Maria da Penha
Para encerrar o dia comemorativo, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) organizou para às 19h, ainda nesta quarta-feira, um bate-papo com o tema “Lei Maria da Penha: Prevenção e Proteção”, na Câmara Municipal.
Participarão do debate os seguintes palestrantes: Gislaine de Brito Faleiros Vendramini, juíza da 1ª Vara Criminal, Execução e Júri de Votuporanga; Degmar Guedes, advogada especialista em Direito Penal e Processual Penal; Camila Marques, advogada PcD, atuante no combate ao crime contra às mulheres, crianças e adolescentes; Neusa Maria Novaes da Silva, psicóloga e gerontóloga; e Kelli Regina Kamikawachi, assistente social e chefe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). O evento é gratuito e aberto à população em geral.