Complexo hospitalar da Funfarme, finalista do 12º Prêmio Nacional Referências da Saúde 

469
Funfarme é finalista do 12º Prêmio Nacional Referências da Saúde - Foto: Reprodução

Movimente-se Funfarme estimula os colaboradores a fazerem atividade física, no complexo hospitalar; este é um dos projetos que levaram a Fundação a concorrer ao prêmio.


A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, de Rio Preto, é finalista do 12º Prêmio Referências da Saúde, um dos mais importantes do setor e para o qual se inscreveram 220 instituições do Brasil. A fundação mantenedora do Hospital de Base e do Hospital da Criança e Maternidade concorre ao prêmio na categoria Gestão de Pessoas. 

O HIS (Healthcare Innovation Show) e o portal da internet Saúde Business, realizadores do prêmio, irão anunciar os vencedores em grande evento, nesta próxima quarta-feira (21 de setembro), em São Paulo. O HIS é uma organização que atua em todo o mundo, organizando exposições, conferências e iniciativas que já envolveram mais de 700 mil profissionais de saúde, além de instituições e ONGs. 

Como segundo maior complexo do Estado e segundo maior hospital-escola do Brasil, a Funfarme foi uma das instituições de saúde referências no atendimento aos pacientes da Covid-19, estruturando inclusive a maior enfermaria do interior paulista. Seus hospitais atendem mais de 2 milhões de habitantes de 102 municípios.  

Durante a pandemia, foram instituídos o Boletim Diário Funfarme, a central de monitoramento covid-19, o teletrabalho e a Funfarme Materna on line e desenvolvidos projetos como o MoviMente-se (atividades físicas), oficina de fotografia e o projeto de extensão desenvolvimento profissional aprendiz e estagiários, dentre outros.

Foto: Reprodução

Outras ações que já existiam foram intensificadas para auxiliar o colaborador neste momento de vulnerabilidade como atendimentos médicos e psicológico no Espaço de Saúde do Colaborador, pronto atendimento psicológico em situações de violência, apoio pass, acolhimento ao colaborador e auxílio funeral, kit de material escolar, programas jovens profissionais, bolsa de estudos, homenagem aos colaboradores aposentados, culto ecumênico, além de eventos institucionais internos de datas comemorativas.

“Avaliamos que nossa fundação alcançou o principal objetivo: proteger a saúde mental e física dos nossos colaboradores e de seus familiares, proporcionando informações assertivas, garantindo a segurança no ambiente de trabalho e fortalecendo a cultura do cuidado para com os colaboradores por meio do apoio psicológico e social”, declarou Dr. Jorge Fares, médico e diretor executivo da Funfarme.  

Durante a pandemia, a instituição fez mais de 850 ligações para acolhimento ao colaborador positivado para Covid-19 e, destes, 130 foram encaminhados ao acompanhamento psicológico. Houve o aumento de 40% nos acolhimentos aos profissionais de 2019 para 2021, sendo 167 colaboradores contemplados com auxílio financeiro. Somente no ano passado, foram entregues 2.700 kits de material escolar.

Cristiane Midori, supervisora de Recursos Humanos da Funfarme, destaca como diferencial neste período desafiador a preocupação com a saúde mental, física e a inclusão da família nas políticas institucionais. “Assim como cuidamos da saúde e proporcionamos bem-estar à população, ficou ainda mais claro para todos nós que conseguimos acolher e cuidar também de nós mesmos, colaboradores”, destacou Dr. Jorge Fares.

Na categoria Gestão de Pessoas, a Funfarme concorre ao prêmio com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, o Grupo Atitude – e-Leve, o Samu do Médio Paraíba e a Associação Hospitalar Moinhos de Vento.