Como ajustar a alimentação para amenizar a enxaqueca?

585

Alguns alimentos podem influenciar a ocorrência da doença e seu nível de intensidade.


Quem tem crises de enxaqueca sabe o quanto é difícil ajustar a alimentação para amenizar as dores, afinal, muitos alimentos podem dar o gatilho para a enxaqueca. Os alimentos que aumentam a enxaqueca podem variar de uma pessoa para outra, por isso, é essencial o apoio e orientação do nutricionista.

Dos mais comuns, o topo da lista de bebidas e alimentos que podem aumentar as crises são: café, o chá verde, o chá preto ou mate, bebidas energéticas e refrigerantes contendo alto teor de cafeína.

A cafeína é um componente que atua de diferentes formas em diferentes metabolismos, sendo que seu consumo frequente pode desencadear as crises de enxaqueca em algumas pessoas, e em outras podem melhorar.

As carnes processadas, como embutidos, são produtos que também contribuem com o aparecimento de dores crônicas de cabeça por conter um alto teor de nitritos e nitratos, que são compostos capazes de aumentar a vasodilatação e a produção de óxido nítrico que desencadeiam as dores.

Os queijos e lácteos, quando consumidos em muitas quantidades, podem favorecer o surgimento de enxaqueca, por conter compostos vasoativos como a tiramina, derivado de um aminoácido chamado tirosina.

Alimentação aliada na redução da enxaqueca

Para ajudar a melhorar as dores e reduzir episódios de enxaqueca, incluir alguns alimentos é uma estratégia eficiente. Veja alguns:

  1. Sementes de chia e linhaça, ricas em ômega-3;
  2. Chás naturais de gengibre e especiarias, por possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que aliviam a dor;
  3. Chá de flores de lavanda, maracujá ou erva-cidreira, para atuar como calmantes e auxiliar no relaxamento e bem-estar;
  4. Banana que é rica em triptofano, aumentando a produção de serotonina, hormônio que dá uma sensação de bem-estar;
  5. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em selênio e outros nutrientes capazes de amenizar o estresse.

*Informações/G1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”