Combate à Dengue: Prefeitura intensifica prevenção, conscientização e pede colaboração da população 

468
Prefeitura intensifica prevenção, conscientização e pede colaboração da população - Foto: Reprodução

Nebulização veicular acontece nos dias 17, 18 e 19 de janeiro no bairro Jardim Alvorada, a partir das 18h30; importante manter terrenos e quintais limpos.


O combate à Dengue não para e, desta vez, a nebulização veicular ocorre nesta quarta (17.jan), quinta (18) e sexta-feira (19), no Jardim Alvorada, nas proximidades da região do Assary, das 18h30 às 21h para fazer o controle efetivo e interrupção da transmissão das arboviroses.

A etapa inicial desta ação preventiva teve início na última segunda-feira (15), com os agentes de saúde realizando visita domiciliar na região para eliminar criadouros e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Nos três dias da nebulização, a partir das 17h, a população receberá, através do carro de som, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz, sendo muito importante proteger frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.

O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas de combate, como por exemplo, a limpeza de quintais e terrenos.

Prevenção

Como medidas preventivas, a Vigilância Ambiental orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios, como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.