Coletivo Casa da Mãe Joana realiza evento em reconhecimento às mulheres negras de Votuporanga

720
Coletivo Casa da Mãe Joana realiza evento em reconhecimento às mulheres negras de Votuporanga - Foto: Divulgação

Primeira edição do Prêmio Tereza de Benguela será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.


O Coletivo Casa da Mãe Joana realiza a primeira edição do Prêmio Tereza de Benguela, no dia 26 de julho, das 19h às 22h, no Cinema do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” (Parque da Cultura), em Votuporanga. O evento celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, uma data que destaca a luta e resistência das mulheres negras em todo o continente. A iniciativa do Coletivo Casa da Mãe Joana conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

O Prêmio Tereza de Benguela visa enaltecer e reconhecer mulheres pretas que se destacam na comunidade por meio de ações, projetos, atuação profissional, política e social. Este prêmio é uma homenagem a Tereza de Benguela, uma figura histórica de grande relevância que liderou o Quilombo do Quariterê no século XVIII, resistindo bravamente à escravização e lutando pela liberdade de seu povo.

As inscrições e indicações para o prêmio estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário até o dia 16 de julho. As cinco finalistas serão divulgadas no dia 22 de julho e as três vencedoras serão premiadas durante o evento.

A programação do evento conta com intervenção artística, com a artista Esmeraldina Reis; bate-papo com o tema “A Mulher Negra no Cenário Político”, com convidadas e mediação de Anna Anjos e Nadya Martins. Logo em seguida, será realizada a entrega do prêmio para três mulheres que se destacaram na comunidade. E, para encerrar, uma apresentação musical com a cantora Geovana Sobral.

Coletivo Casa da Mãe Joana

O Coletivo Casa da Mãe Joana é um espaço de resistência e aquilombamento, criado com o intuito de promover ações e políticas voltadas para a comunidade negra e outras minorias em Votuporanga. Com uma forte presença no município, o coletivo realiza eventos e ações que reforçam a luta pela igualdade, empoderamento e justiça social.