Coapes: Unifev e Prefeitura apresentam contrato organizativo de Ensino-Saúde 

663
Unifev e Prefeitura apresentam contrato organizativo de Ensino-Saúde - Foto: Reprodução

Evento foi realizado no Memorial do Câmpus Centro da Unifev com a presença de lideranças da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e do prefeito Jorge Seba.


O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) já celebrado entre Unifev e Prefeitura foi apresentado à comunidade na manhã da última segunda-feira (18.dez), no Memorial do Câmpus Centro. O objetivo do dispositivo é o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS.

O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Douglas Gianoti; do diretor vice-presidente, Cláudio Luis Romeiro; do diretor, Celso Penha Vasconcelos; do reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; do pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio; do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba; da secretária municipal de Saúde, Ivonete Félix; da coordenadora do Coapes, Profa. Ma. Valéria da Cruz Oliveira de Castro; coordenadores e docentes da área da saúde da Unifev envolvidos com o programa.

“A contratualização do Coapes garante o acesso do ensino aos serviços de saúde como cenário de prática e direciona os esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhora dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde do território”, explicou a coordenadora do Coapes.

Para o diretor-presidente da FEV, o contrato é motivo de celebração para a Unifev. “Hoje é um dia de agradecimento à Prefeitura por ter se envolvido nesse desafio que nós assinamos e agora nós temos um Coapes em Votuporanga, que permitirá, legalmente, que os nossos alunos ocupem todas essas áreas de ensino”. 

Em sua fala, o prefeito destacou a relevância da integração universidade e comunidade. “O que está acontecendo aqui hoje é essa integração – a Unifev e a comunidade, e também há um lado essencial que é imprescindível acontecer para o programa ser um sucesso: a disposição, a vontade de se fazer, de se realizar. E disso não tenho dúvidas”.