No domingo, o Parque da Cultura recebe o espetáculo-cortejo “Virado à Paulista”; e no dia 16, o teatro “Chovem Amores na Rua do Matador” será apresentado no Centro de Convenções.
O mês de novembro promete atração cultural para todos os públicos em Votuporanga. Depois do Encontro de Carros Antigos no Parque da Cultura ao som de muito rock nacional e internacional; e do clássico popular de Júlia Ribas com o Palco das Artes na Concha Acústica; a agenda dos próximos dias segue com diversas opções.
No domingo (13.nov), em meio à programação de mais uma edição do Parque das Artes, o Parque da Cultura também receberá o espetáculo-cortejo “Virado à Paulista”, do Grupo Cênica, às 17 horas, com classificação livre e duração de 50 minutos. O evento homenageia o samba paulista, seus compositores, compositoras e intérpretes com a representação dos cortejos da cidade de Pirapora do Bom Jesus, onde era realizada uma festa religiosa para a qual confluíam pessoas vindas de vários lugares do Estado. Do ponto de vista da cultura ocidental, a festa possuía uma parte sagrada e uma profana. Esta última acontecia em dois barracões onde pessoas negras, suas culturas e batuques de diferentes sotaques engendravam um samba em que o bumbo tinha papel fundamental.
O espetáculo será apresentado em Votuporanga por meio da parceria da Prefeitura com o programa Circuito SP, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e gerido pela organização social Amigos da Arte.
“É uma enorme alegria recebermos eventos dos nossos parceiros e apresentarmos uma agenda diversificada para alimentar o gosto pela cultura das famílias votuporanguenses. O Virado à Paulista também destaca a importância da comunidade negra na cultura do nosso Estado, lembrando que neste mês comemoramos o Dia da Consciência Negra”, disse a secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Janaina Silva.
Monólogo
Outra atração que Votuporanga também foi contemplada pelo programa Circuito SP, foi o espetáculo teatral “Chovem Amores na Rua do Matador”, que será apresentado no dia 16 de novembro, próxima quarta-feira, às 19h30, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo. A entrada é gratuita.
O espetáculo é uma adaptação do conto escrito por Mia Couto e José Eduardo Agualusa para os palcos. Apresentado por Expedito Araujo, o monólogo se enquadra como comédia dramática com duração de 70 minutos e classificação etária de 14 anos.
Circuito SP
O Circuito SP é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio de apresentações e ações formativas. Os municípios selecionados recebem, de forma a compor temporadas artísticas de qualidade, valorizando seus teatros, centros culturais e espaços alternativos.