A entidade também quer ajudar as empresas associadas com questões ambientais como o ESG e Logística Reversa.
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo da regional de Rio Preto (Ciesp Noroeste Paulista) deu início à pesquisa de levantamento de dados com as indústrias associadas à entidade. Esta pesquisa tem como objetivo obter um conhecimento aprofundado sobre os negócios dos associados, identificar suas necessidades e compreender suas percepções sobre o cenário atual do setor industrial na região.
A iniciativa da diretoria do Ciesp Noroeste Paulista busca não apenas traçar um panorama detalhado das demandas e desafios enfrentados pelas empresas, mas também desenvolver planos estratégicos e eficazes que possam apoiar o crescimento e a competitividade das indústrias locais. Através desta pesquisa, a entidade pretende oferecer um suporte mais direcionado e alinhado com as reais necessidades do setor.
“Nosso objetivo é fortalecer o setor industrial da nossa região, promovendo um ambiente de negócios mais sustentável e inovador. Queremos que as empresas associadas tenham acesso a informações e suporte necessário para enfrentar os desafios do mercado atual”, diz a diretora titular do Ciesp Noroeste Paulista, Aldina Clarete D’Amico.
Além de mapear as demandas industriais, o Ciesp Noroeste Paulista também está focado em auxiliar as empresas associadas em questões ambientais, especialmente nos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) e na Logística Reversa. Com estas ações, a entidade espera promover práticas sustentáveis que contribuam para a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que impulsionam a eficiência e a sustentabilidade dos processos produtivos.
“Hoje, a indústria que não cumprir as leis ambientais sofre sanções, multas e até a cassação de licenças ambientais. A legislação ambiental brasileira é muito extensa, cheia de detalhes e está em constante mudança. Para isso, o Ciesp Noroeste Paulista conta com um corpo técnico capacitado para oferecer suporte adequado e promover o desenvolvimento sustentável do setor industrial na região”, finaliza a diretora.
A pesquisa já está em andamento e os resultados deverão ser apresentados nos próximos meses. Com ela, as indústrias associadas participarão ativamente, contribuindo com informações que serão cruciais para o desenvolvimento de estratégias que beneficiem todo o setor.