Ciclista e construtor José Garcia morre aos 87 anos 

1175
Ciclista e construtor José Garcia - Foto: Álbum de família

Seu sepultamento ocorre na manhã desta sexta-feira, no cemitério da Ressurreição, na Vila Ercília, em Rio Preto.


Morreu na quarta-feira (6), aos 87 anos, o ciclista e construtor José Garcia. Atualmente morando em São José do Rio Preto/SP, ele residiu em Votuporanga/SP por muitos anos.

Sr. José foi vítima de câncer de próstata, doença que enfrentava há anos. Ele deixou cinco filhos: Clayton (in memoriam), Saturnino, Angela, Júnior e Anthony; nove netos e sete bisnetos; além de demais familiares e amigos.

Seu sepultamento ocorre às 9h, nesta sexta-feira (8), no cemitério da Ressurreição, na Vila Ercília, em Rio Preto.

Esportista e construtor

Por volta da década de 1960, José Garcia foi reconhecido como um dos melhores ciclistas da região noroeste paulista, tendo participado e vencido diversas competições estaduais e nacionais. 

“Foi um grande campeão de ciclismo. Tinham provas da categoria no Centro de Rio Preto, o trânsito era fechado, o público comparecia em massa, e ele ganhava sempre”, diz o historiador Rui Guimarães. 

Neta de Garcia, Ludmila Loquetti Garcia, de 31 anos, completa dizendo que ele chegou a ser patrocinado por uma grande marca de bicicletas. “Ele foi um grande ciclista e também um grande incentivador do esporte na região”, disse. 

Após aposentar a bicicleta, José Garcia abriu uma empresa de construção.  

“Ajudava quem estava começando na profissão”, diz a neta, que tornou-se arquiteta também pela influência do avô. “Onde ele ia, fazia uma festa e novos amigos.”