Cia. A DitaCuja realiza a “Mostra de Repertório de Teatro de Rua” 

288
M&M Show - Foto: Raiza Ferreira

Votuporanga recebe uma programação itinerante de espetáculos e uma oficina gratuita.


A cidade de Votuporanga recebe no mês de novembro uma programação itinerante gratuita com atividades direcionadas à ocupação artística dos espaços públicos. Trata-se da “Mostra de Repertório de Teatro de Rua”, da Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, que reúne três espetáculos e uma oficina voltada ao tema.

A Mostra é itinerante e passará por 10 cidades do interior paulista ao longo de cinco meses. Realizada através de premiação da Lei Paulo Gustavo e Governo do Estado de São Paulo, a sua programação inclui a realização de uma oficina de iniciação ao Teatro de Rua e a apresentação de dois espetáculos em cada uma das cidades visitadas.

No repertório que visitam as cidades estão os espetáculos “Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum” que a 11 anos circula pelo país, “Gran Circo de Fios” que apresenta um circo em miniatura apresentado por marionetes e “M&M Show”, mais recente espetáculo do grupo que traz duas palhaças apresentando um divertido programa de auditório.

Para Flávio Racy, co-fundador da Cia A DitaCuja, “o grupo vem a anos realizando circulações dos seus espetáculos por cidades do estado, porém desta vez, poderemos visitar as cidades mais de uma vez, com diferentes obras, mostrando a potência e as possibilidades do nosso repertório, o que é um bom indicativo do trabalho intenso de criação que o grupo vem desenvolvendo ao longo dos seus 17 anos.

A oficina de Iniciação ao Teatro de Rua conta com 20 vagas e inscrições gratuitas realizadas por ordem de chegada, também terá interpretação em libras e será realizada no dia 23/11 das 15h às 16h30 no Centro de Cultura e Turismo “Abdo Marão Alfagali” – Parque da Cultura.

Os espetáculos serão apresentados na cidade em duas datas: M&M Show será no dia 09/11 às 18h e “Gran Circo de Fios” no dia 23/11 às 18h. As duas atividades serão realizadas no Centro de Cultura e Turismo “Abdo Marão Alfagali” – Parque da Cultura, no centro e são abertas ao público em geral.

A responsabilidade social é uma das grandes discussões do grupo e a acessibilidade é parte fundamental do projeto e da Lei Paulo Gustavo, por isso todas as atividades da programação contam com interpretação em libras, em espaços abertos de livre acesso e nossos materiais de divulgação possuem aporte de acessibilidade, acessem nossas redes para maiores informações.

A Mostra de Repertório da Cia A DitaCuja é realizada através da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura e com o apoio local da Prefeitura Municipal de Votuporanga. Mais informações sobre o grupo e as atividades podem ser encontradas no site www.ciaaditacuja.com.br ou nas redes sociais @ciaaditacuja.

OS ESPETÁCULOS

“Gran Circo de Fios”, apesar de direcionado ao público infantil, encanta todas as idades. A obra busca trazer para a cena magia, ludicidade e visual, em um espetáculo que misture interpretação de atores com bonecos para conduzir a narrativa da história, onde duas palhaças, Magnólia e Dorotéa, se dividem entre números arriscados e cheios de humor. Únicas integrantes do Gran Circo de Fios, as duas precisam se desdobrar em papéis para que os números da apresentação circense possam acontecer.

Em “Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum”, é contada a história do recém nomeado cavaleiro Dom Quixote, um cidadão “impossibilitado” de enxergar a realidade que o cerca e que jurando lutar pelo bem e pelos mais fracos, vê monstros, perigos e problemas de relevância duvidosa. O Quixote de um país qualquer ou nenhum, não escolhe suas batalhas e seus inimigos, esses, lhe são colocados pelas forças que dominam o reino e que são reforçados por seus próprios “pré-conceitos”.

O espetáculo de circo e palhaçaria “M&M Show” apresenta Mixiryca Monroe e Dona Montanha, duas palhaças que se tornam apresentadoras de um confuso e ao mesmo tempo cômico talk-show que precisa dar certo, satirizando quadros tradicionais dos programas de televisão e trazendo à tona temas da contemporaneidade. Com uma graciosa falta de paciência e doce ironia, as duas apresentam quadros interativos, de originalidade questionáveis mas de grande necessidade para a nossa diversão.

CIA A DITACUJA E O TEATRO DE RUA

Desde a sua origem, o grupo aproxima o seu trabalho da rua e do público, de forma mais direta, realizando treinamento e pesquisa constantes sobre essa linguagem com diversos profissionais ligados ao teatro de rua, sendo este um dos espaços onde mais gosta de atuar.

Para os integrantes do grupo, a rua permite estabelecer um diálogo direto e franco com o público, além de ser o espaço mais democrático para o jogo cênico e difusão cultural. Ao “invadir” e “ocupar” espaços que cotidianamente pertencem à população, imediatamente a incluímos e acolhemos como público do espetáculo.

É por isso que a Cia A DitaCuja cria a maioria de seus trabalhos pensando em espaços não convencionais, ocupando espaços públicos como parques, praças e ruas, independentemente de necessidades estruturais proporcionadas por teatro fechados.

INICIAÇÃO AO TEATRO DE RUA

O objetivo da oficina é, através do estudo e das práticas desenvolvidas, iniciar os participantes no universo do teatro de rua, possibilitando um melhor entendimento do corpo, do espaço e das técnicas necessárias para a encenação na rua. Busca aproximar o participante da estética teatral com uma abordagem específica para a encenação na comunicação com o público no espaço público.

O teatro de rua tem sua base em técnicas muito bem estabelecidas na Commédia dell’arte e no uso de máscaras e a partir destas técnicas o participante tem a oportunidade de se aprimorar enquanto artista que ocupa um espaço onde tudo acontece ao mesmo tempo e com isso, necessita elevar a relação PÚBLICO x CENA a patamares onde o foco e a atenção são disputados a cada segundo.

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3