Casa da Esperança é inaugurada em Votuporanga 

1112
Casa da Esperança é inaugurada em Votuporanga – Foto: Reprodução

O local que fica na Rua Olga Loti Camargo, 3150, no bairro São João, oferece 20 leitos para abrigar homens e mulheres em situação de rua. Atualmente 5 pessoas já estão abrigadas; espaço é cedido e conta com a ajuda de doações para custear a manutenção.


Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (14.jul) a Casa da Esperança, local que terá como objetivo o acolhimento de pessoas em situação de rua em Votuporanga. A entidade fica na Rua Olga Loti Camargo, n.º 3150, no bairro São João.

O presidente provisório Gabriel Borges explicou que a casa fará o acolhimento de pessoas em situação de rua das 18h às 19h30. Em seguida, serão oferecidos local para dormir, além de banho, ceia da noite e café da manhã.

“Devido ao aumento de pessoas em situação de rua em nossa cidade e de mulheres vítimas de violência doméstica, surge a ideia de criar um centro de acolhimento onde irá funcionar na forma de albergue. Durante o período da noite a partir das 18h, os portões serão abertos para que as pessoas possam ser acolhidas. Serão servidos sopa e kit de higiene pessoal, às 19h30 os portões serão fechados, abrindo somente às 7h da manhã seguinte, onde será servido um café da manhã”, falou.

De início serão ofertados 20 leitos para abrigar homens e mulheres. Atualmente 5 pessoas já estão abrigadas. O local é cedido e conta com a ajuda de doações para custear a manutenção.  

Local fica na Rua Olga Loti Camargo, 3150, no bairro São João – Foto: Reprodução

A assistente social Silvana Cassiano Cruz acrescentou que, além de oferecer o abrigamento, serão desenvolvidos durante o dia ações de encaminhamentos para órgãos especializados e parceria com empresas para oferta de emprego, cursos e grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, visando o resgate da cidadania dos atendidos. 

Prestigiando o momento, o presidente da Casa Abrigo Irmãos de Emaús, sr. Florindo Aparecido Sebastião, analisa que Votuporanga ganha muito com mais uma entidade cuidando das pessoas em situação de rua. “A demanda está grande e com esse local para acolhimento, iremos auxiliar também a desafogar a Casa Abrigo”, disse. 

Presente também no evento, o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, analisou que, segundo o artigo 3º da Constituição, o objetivo de nosso país é construir uma sociedade justa e solidária, acabando com a pobreza e diminuindo as desigualdades sociais, parabenizando a todos pela iniciativa da criação da Casa da Esperança no município.  

Várias empresas de Votuporanga ajudaram a entidade com a doação de materiais de consumo, como a HSA, Sincor, Pinheiral, Valmir Dornelas e Silvia, além de outros. 

Na oportunidade, foi estruturada a comissão para criação da diretoria da Casa da Esperança: o advogado Fábio Fabiano; o aposentado Walter Okamoto; Raquel Miguel; o delegado aposentado e membro do Lions José Breviglieri e sua esposa Maria Helena Breviglieri. O próximo passo é buscar a legalização dos documentos para posteriormente a entidade receber repasses municipais com a inscrição de projetos em chamamentos públicos. 

O telefone para mais informações é o (17) 99636-0528.