Carreta do Hospital do Amor volta à Votuporanga na próxima semana

601
Carreta estará na Praça São Bento, entre os dias 17 e 21 de outubro - Foto: Reprodução

Anúncio foi feito pela vereadora Sueli Friosi, durante a 36ª sessão ordinária da Câmara; trabalho será para atender demanda acumulada.


Em discurso na tribuna da Câmara Municipal durante a 36ª sessão ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (10.out), a vereadora Sueli Friósi (Avante) ressaltou a importância da divulgação da mensagem da Campanha Outubro Rosa, para que as mulheres de Votuporanga/SP e região se atentem para a realização de exames preventivos visando diagnósticos precoces do câncer, especialmente o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

A vereadora aproveitou para anunciar que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital de Amor de Barretos/SP, irão realizar exames por meio da carreta do hospital que estará na Praça São Bento, na próxima semana, entre os dias 17 a 21 de outubro.

Segundo a parlamentar, o trabalho será para atender demanda acumulada para exames de câncer em unidades de saúde da rede municipal (Policlínica, Vila Paes e Pró-povo). As pacientes serão comunicadas e serão realizados 54 exames por dia, especialmente para essas pacientes. Em 2023, a carreta voltará ao município para ficar novamente por um período maior, de quatro meses.

Sueli salientou a importância das ações da carreta em Votuporanga. Na última vez em que esteve no município, entre 16 de agosto e 30 de novembro de 2021, foram realizados na carreta 2.826 exames. Desse total, 16 deles apresentaram resultado positivo para câncer de mama e 51 apresentaram alterações no exame, sugestivo a maior investigação.

Outros atendimentos e informações seguem disponíveis nas unidades de saúde. As ações estão voltadas para os exames preventivos como, por exemplo, o Papanicolau, orientações para realizar autoexame de mamas, solicitações de mamografias e realizações de testes rápidos para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Durante toda a semana as unidades atendem das 7h às 17h e em algumas o atendimento é estendido até às 19h pelo Horário do Trabalhador. No sábado (22.out), Dia D da campanha, todas as unidades ficarão abertas das 8h às 16h, para atendimento das mulheres.