Carlim Despachante propõe ação para combater “fake news”

171

No texto, o vereador pede a criação de ações de conscientização, orientação e combate às “fake news” em Votuporanga/SP.


Está previsto para votação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, desta segunda-feira (14), o projeto de lei nº104/2021, de autoria do vereador Carlim Despachante (PSDB), que propõe colocar em evidência um grande problema enfrentado nos dias atuais, a desinformação.

No texto, o vereador pede a criação de uma ação para conscientização, orientação e combate às “fake news” em Votuporanga/SP. 

Segundo a proposta, sempre em março, deverão ser desenvolvidas campanhas educativas, visando inibir a produção, propagação e reprodução de mensagens fake news, através da conscientização de pessoas. 

A intenção, segundo Carlim, é dar visibilidade e propagar o tema, estimulando a não produção, não propagação e não reprodução de mensagens sem que antes seja verificada a veracidade do teor veiculado. 

O mês de conscientização, se ao projeto for aprovado, passa a integrar o Calendário de Eventos do Município. “Durante o mês de que trata o art. 1º desta lei, poderão ser realizados debates, palestras, rodas de conversas e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso à comunidade. 

O Poder Executivo poderá firmar convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos para realizar os eventos sobre o tema”, explica o texto. 

A sessão tem início às 18h com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da Câmara.