Caos no transporte e onda de reclamações viram pauta na Prefeitura 

91
Caos no transporte e onda de reclamações viram pauta na Prefeitura – Foto: Reprodução

O sucateamento da frota municipal tem gerado falhas recorrentes e comprometido os serviços entregues à população; o prefeito Jorge Seba (PSD) convocou o secretariado e criou uma força-tarefa.


Jorge Honorio
[email protected] 

Após meses de reclamações na Câmara Municipal de Votuporanga/SP, e nas redes sociais, sobre a falta de veículos operacionais, inclusive, ambulâncias com foco no transporte de pacientes, especialmente para o atendimento de pessoas que recebem tratamento médico em outros municípios da região, na última quinta-feira (12.jun), o prefeito Jorge Seba (PSD) convocou, todas as Secretarias e Departamentos responsáveis pela frota municipal para uma reunião emergencial no Gabinete.

Na reunião, participaram o secretário de Governo, Alexandre Giora; o secretário de Serviços Urbanos, Fábio Okamoto; o secretário de Administração, Miguel Maturana Filho; o vice-prefeito, Luiz Torrinha; e representantes das áreas responsáveis pela frota. O objetivo foi ouvir os setores envolvidos, identificar os principais problemas e determinar soluções imediatas para garantir o pleno funcionamento dos veículos usados nos serviços públicos, com destaque para ambulâncias, ônibus escolares e de transporte de pacientes e máquinas pesadas.

Jorge Seba ressaltou a importância de uma frota eficiente para a qualidade do atendimento à população, especialmente na saúde: “Problemas existem, mas não podem se arrastar. Veículo parado significa serviço parado, e isso não é aceitável”, afirmou.

O secretário de Governo, Alexandre Giora, reforçou a urgência da ação: “Com a determinação do prefeito, já convocamos todos os responsáveis para que o problema seja solucionado o quanto antes. A população merece serviços públicos eficientes, e é nosso compromisso garantir isso.”

Os problemas causados pela frota inoperante não são recentes e foi base de um empréstimo de R$ 13 milhões aprovado pela Câmara Municipal de Votuporanga, no início de abril, junto a Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), visando a aquisição de pelo menos 24 veículos e maquinários. Contudo, o processo segue em análise do crédito.

Segundo a Prefeitura de Votuporanga, a frota atual está desgastada pelo uso intenso, gerando manutenções frequentes, maior consumo de combustível e falhas que comprometem os serviços. A renovação permitirá uma gestão mais eficiente, reduzirá despesas e garantirá mais segurança para motoristas e servidores. 

“A população clama por serviços públicos de qualidade, e nós temos a obrigação de responder a esse clamor. Por isso, estamos tomando essa decisão com urgência e determinando que todos os setores atuem com prioridade máxima para resolver essa situação”, afirmou o prefeito. 

Jorge Seba determinou a criação de uma força-tarefa para identificar os veículos parados por manutenção, com o objetivo de colocá-los em operação o mais breve possível. Equipamentos sem condições de uso terão destino definido, como baixa ou leilão, conforme as normas.