Além da homenagem de iniciativa do vereador Cabo Renato Abdala (PRD), a 46ª e última sessão ordinária do ano foi marcada pela prestação de contas; as sessões ordinárias retornam em 22 de janeiro.
A Câmara Municipal de Votuporanga/SP realizou na noite desta segunda-feira (18.dez) a 46ª e última sessão ordinária de 2023. A partir de agora os vereadores entram em recesso, o que fez a reunião legislativa ganhar um tom de despedidas, agradecimentos e de prestação de contas, já que as sessões ordinárias só voltam no dia 22 de janeiro. Vale ressaltar que os vereadores podem ser convocados nesse intervalo, em caso de ‘urgência’, para as denominadas sessões extraordinárias.
Desta forma, na tribuna da Casa, os vereadores aproveitaram para fazer um balanço sobre suas atividades ao longo do ano. Todos, no entanto, fizeram questão de deixar claro que, apesar do recesso, seguem trabalhando internamente e prestando atendimento à população votuporanguense.
De acordo com um balanço divulgado pela assessoria da Câmara, durante o ano foram 1.051 proposituras apresentadas e debatidas pelos 15 vereadores e vereadoras, entre indicações (693), requerimentos (156), moções (68) e projetos (134). Além disso, deram entrada na Casa de Leis, por meio dos vereadores e da Mesa Diretora, seis Projetos de Decreto Legislativo, dez Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 92 Projetos de Lei, dez Projetos de Lei Complementar e 16 Projetos de Resolução.
Ainda sobre projetos que passaram pelo crivo da Câmara Municipal estão várias matérias de autoria do Poder Executivo, sendo que em 2023, a Prefeitura encaminhou para votação 100 projetos, sendo 76 Projetos de Lei e 24 Projetos de Lei Complementar. E assim foram realizadas no ano o total de 46 sessões ordinárias, 26 audiências públicas sobre projetos, uma sessão extraordinária e uma sessão solene.
Homenagem aos destaques da Polícia Civil
Assim como na semana passada, quando destaques da Polícia Militar foram homenageados na Casa, desta vez, os que tiveram suas importâncias exaltadas foram os destaques da Polícia Civil. A iniciativa, novamente, partiu do vereador Cabo Renato Abdala (PRD).
A homenagem, segundo a justificativa, visa registrar a importância desses profissionais que se destacaram ao longo de 2023, tanto nas atividades desempenhadas nas ruas quanto nos serviços internos, ressaltando a importância do trabalho exemplar realizado pelos policiais civis em prol dos votuporanguenses.
O texto enfatiza o papel fundamental desses profissionais, que diariamente saem de seus lares e se dedicam a proteger a sociedade, enfrentando desafios e contribuindo para a preservação da vida, da ordem e da segurança.
Desta forma, dentre os homenageados que estiveram no Plenário Dr. Octavio Viscardi estão: Dra. Edna Rita de Oliveira Freitas, delegada de polícia da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher); Dr. Rafael Latorre Costa, delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais); Márcia Andresa de Melo, escrivã de polícia da DIG; Aline Cristine Mateus, investigadora de polícia da DIG; André Luiz Bonfim da Silveira, investigador de polícia da DIG; e Guilherme Ferrari Rocha, investigador de polícia da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).
Em nome dos agraciados da noite, o delegado Seccional de Votuporanga, Dr. Márcio Nosse, agradeceu a homenagem e recordou brevemente a ocorrência registrada na cidade de São Paulo durante o fim de semana, onde uma investigadora foi morta a tiros enquanto apurava um crime de roubo. Ele citou o caso para reforçar a relevância do trabalho policial e os riscos que eles correm no seu dia a dia de trabalho.