Caçador morre baleado após ser confundido com animal na região 

659
O caso foi registrado como homicídio culposo e está sendo investigado pela Polícia Civil — Foto: G1

Caso aconteceu durante uma caça em uma fazenda, em São João de Iracema/SP; suspeito teria disparado na direção de um javali, mas atingiu um dos colegas.


Um homem de 46 anos morreu ao ser baleado pelo amigo durante uma caçada de javalis na noite da última sexta-feira (7.jul). O caso foi registrado pela Polícia Militar por volta das 19h próximo à Estrada Vicinal Jesulino Cunha Frota, na área rural de São João de Iracema/SP.

Policiais militares foram acionados para o atendimento da ocorrência, e no local, encontraram a vítima caída no chão, já sem vida. De acordo com o depoimento de testemunhas, o grupo de amigos estava caçando javalis na mata, quando o suspeito teria atirado na vítima depois de confundi-la com um dos animais.

Após o ocorrido, o suspeito fugiu do local levando a sua arma. Ele continua foragido até a noite deste domingo.

Secretaria de Segurança Pública afirma que pediu exames ao IML (Instituto Médico Legal) e ao IC (Instituto de Criminalística) para apurar o caso. A espingarda da vítima foi apreendida e a ocorrência foi registrada como homicídio culposo na Delegacia de São João de Iracema.

A vítima da última sexta-feira é a terceira morte registrada durante caçadas a javalis apenas este ano. Em 23 de junho, a vítima de 57 anos caçava com um grupo de amigos em um sítio de Mendonça/SP quando homem atingido. As armas foram apreendidas e caso é investigado. Em maio, um homem de 48 anos também foi atingido por um tiro acidental próximo à Estrada de Pinda-Rural, na altura de Pindamonhangaba.

A caça a javalis é proibida em São Paulo desde 2018, segundo a Lei Estadual nº 16.784. Mediante a autorização do Ibama, é permitido apenas o controle populacional da espécie por meio de perseguição, captura e eliminação direta.