Bolsistas do Instituto Biológico de Votuporanga são premiadas

694
Bolsistas do Instituto Biológico de Votuporanga são premiadas - Foto: Reprodução

Gabrielle Dalbem Frati e Mariana Abrante de Campos, alunas do curso de medicina veterinária da UNIFEV, apresentaram trabalhos abordando estudos realizados com o coleóptero Alphitobius diaperinus, conhecido como “cascudinho”, que habita aviários e podem causar prejuízos à avicultura.


Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/IB) do Laboratório Regional de Pesquisa em Parasitologia Animal de Votuporanga (LAPAV) do Instituto Biológico/APTA/Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, localizado no município de Votuporanga, que desenvolve pesquisa científica em parasitos de aves, bovinos e ovinos receberam os prêmios de melhores apresentações de trabalhos na área de sanidade animal no “17º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica 2023”, realizado em Campinas/SP.

O PIBIC/CNPq distribui bolsas de estudo para estudantes de graduação, tendo como foco promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado.

As alunas premiadas são Gabrielle Dalbem Frati e Mariana Abrante de Campos, alunas do curso de medicina veterinária da UNIFEV, orientadas pela pesquisadora científica Dra. Giane Serafim da Silva, responsável pelo laboratório. Os trabalhos apresentados por elas abordaram estudos realizados com o coleóptero Alphitobius diaperinus, conhecido como “cascudinho”, que habita aviários e podem causar prejuízos à avicultura.

Gabrielle Dalbem Frati e Mariana Abrante de Campos abordaram estudos realizados com o coleóptero Alphitobius diaperinus que habita aviários e podem causar prejuízos à avicultura – Foto: Reprodução

“Anualmente selecionamos alunos para concorrerem a bolsas PIBIC/CNPq/IB e em parceria com o curso de medicina veterinária da UNIFEV, com a colaboração do coordenador do curso Prof. Me. Ariangelo Geraldo Nunes da Fonseca, temos recebido ótimos alunos. Além da preciosa colaboração nas atividades ligadas aos nossos projetos de pesquisa, o bolsista agrega outros conhecimentos e vivências, levando rica bagagem para a sua vida profissional, o que nos oferece satisfação completa”, salienta Giane Serafim da Silva.

Foto: Reprodução

Outros bolsistas também conquistaram a premiação em anos anteriores, como no caso do egresso Vitor Trevizan Passos.

Além do LAPAV/IB/APTA, o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais/IAC/APTA, onde o LAPAV/IB está sediado e o Instituto de Pesca de Votuporanga também oferecem anualmente oportunidade de bolsas PIBIC para alunos de outros cursos, como os de agronomia.