Biblioteca e curso de Nutrição da Unifev se unem em ação de prevenção ao câncer

37
Biblioteca e curso de Nutrição da Unifev se unem em ação de prevenção ao câncer - Foto: Reprodução

Campanha “Nutrindo Conhecimento e Saúde” une o incentivo à leitura e a conscientização sobre saúde, com foco especial no Outubro Rosa e o Novembro Azul.


Para incentivar a leitura e prevenir os cânceres de mama e de próstata, o curso de Nutrição e a Biblioteca da Unifev se unem em mais uma edição do projeto “Nutrindo Conhecimento e Saúde” nos meses de outubro e novembro, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

Integrando o Outubro Rosa e o Novembro Azul da Instituição, a iniciativa presenteia os estudantes que retirarem livros nas bibliotecas (Câmpus Centro e Cidade Universitária) com um kit especial, composto por um marca-páginas com orientações de saúde e um sal de ervas.

Ao comentar sobre a importância da prevenção, a coordenadora da graduação de Nutrição, Profa. Dra. Letícia Barufi Fernandes, destacou que a alimentação saudável, o controle de peso e os exercícios são fundamentais. Ela também fez questão de ressaltar a parceria com a Biblioteca como um meio eficaz para disseminar esses ensinamentos ao público interno da Unifev. “Desenvolvemos um material prático e com informações úteis para ser entregue aos estudantes. Além de incentivar uma vida mais saudável, também estimulamos a prática da leitura entre eles”, reforçou.

Na avaliação da coordenadora, uma nutrição balanceada desempenha um papel fundamental. “Priorize frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em vitaminas D e E, licopeno e ômega 3. Mantenha o peso adequado, evite alimentos com gorduras trans e o consumo de fast foods, e reduza a ingestão de refrigerantes, bebidas açucaradas, sal e sódio. Além disso, é essencial reduzir ou cortar bebidas alcoólicas, parar de fumar e praticar atividades físicas regularmente”, orientou.

A supervisora da Biblioteca, Márcia Cavalcante, avalia que o projeto reforça o papel do local como um espaço de convivência e experiências educativas. “Nosso trabalho é multidisciplinar, atuando em conjunto com as graduações. O grande engajamento dos alunos nas campanhas que realizamos impacta positivamente na saúde mental e física dos participantes, ao mesmo tempo em que estimula a a utilização do acervo bibliográfico da Instituição”, concluiu.