Baixa umidade do ar: Votuporanga e região em alerta para risco de queimadas 

99
Votuporanga e região em alerta para risco de queimadas – Foto: Reprodução

Após um mês sem registro de chuvas, quadro deve se agravar até o final de semana.


Votuporanga/SP e região entrou nesta quarta-feira (23.jul), em estado de emergência, o mais alto nível de alerta, em razão do agravamento da estiagem e do aumento do risco de queimadas, segundo à Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Votuporanga operava em nível de alerta vermelho, que antecede o estado de emergência. No entanto, com a intensificação da seca e a previsão de queda ainda maior da umidade relativa do ar, o alerta sobe de nível a partir desta quarta-feira. A situação mais crítica é esperada nesta sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), segundo dados do Climatempo.

Um dos principais fatores que colaboram para a baixa umidade relativa do ar em Votuporanga é a falta de chuva, uma vez que, segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), a última chuva registrada no município ocorreu no dia 24 de junho, no entanto, com um acumulado de apenas 11,8 mm. De lá para cá, a cidade das brisas suaves vem enfrentando praticamente um mês de tempo seco, o que favorece a propagação de focos de incêndio e acentua a queda da umidade do ar.

Diante do cenário emergencial, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil mantêm equipes de prontidão, com viaturas abastecidas, reservatórios de água, kits de primeiros socorros e equipamentos de combate a incêndio devidamente preparados. As equipes também reforçaram os canais de comunicação para resposta rápida a qualquer ocorrência. 

A baixa umidade do ar e os riscos à saúde 

Com o avanço do período de estiagem, a Defesa Civil reforça a importância de cuidados com a saúde e a prevenção a queimadas, especialmente nas áreas mais críticas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% já são considerados um alerta para a saúde, podendo causar desconforto e problemas respiratórios. No entanto, segundo o Climatempo, no próximo domingo (27), dia mais crítico no período, a previsão é para mínima da umidade relativa do ar na casa dos 22%. 

Recomendações da Defesa Civil

  • Beba bastante água, mesmo sem sentir sede;
  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Umidifique ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas;
  • Evite aglomerações em locais fechados;
  • Não coloque fogo em vegetação, além de crime, o risco de incêndio está elevado.